(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kiev diz não ter sido alvo de disparos neste sábado


postado em 28/02/2015 13:16

O governo de Kiev indicou que as posições do exército ucraniano no leste da Ucrânia não haviam recebido disparos neste sábado, após o registro de novos confrontos com os rebeldes na noite de sexta-feira.

As posições ucranianas "não foram alvos neste sábado de disparos", declarou o ministro da Defesa, Stepan Poltorak.

No entanto, segundo um documento do exército, foram registrados confrontos com armas de fogo na noite de sexta-feira perto de Debaltseve, um nó ferroviário conquistado pelos rebeldes após a entrada em vigor da Trégua, em 15 de fevereiro.

Após dois dias sem baixas nas fileiras leais a Kiev, o porta-voz militar anunciou na sexta-feira a morte de três soldados ucranianos durante um ataque dos separatistas pró-russos nos arredores do simbólico aeroporto de Donetsk, o que mostra a fragilidade do cessar-fogo.

"Os disparos dos separatistas contra as tropas ucranianas em retirada constituem um grave atentado contra o cessar-fogo", estimou o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

Este conflito deixou em dez meses 5.800 mortos, 300.000 deslocados no interior do país e um milhão no exterior, segundo a ONU, que considera que cinco milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária no leste da Ucrânia.

O porto estratégico de Mariupol é a última grande cidade do leste pró-russo sob o controle do governo da Ucrânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)