(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque terrorista contra sede de revista deixa doze mortos em Paris

Homens dispararam contra a sede da revista francesa Charlie Hebdo aos gritos de "vingamos o profeta". Dez pessoas ainda ficaram feridas


postado em 07/01/2015 09:35 / atualizado em 07/01/2015 15:08

Ver galeria . 14 Fotos Homens usaram fuzis de assalto e lança-foguetes e chegaram a gritar
Homens usaram fuzis de assalto e lança-foguetes e chegaram a gritar "vingamos o Profeta" (foto: AFP PHOTO / PHILIPPE DUPEYRAT )

Dez jornalistas e dois policiais, morreram em um ataque à sede da revista satírica francesa Charlie Hebdo, nesta quarta-feira. Pelo menos dez pessoas estão feridas em estado grave, de acordo com o presidente francês François Holland. Entre as vítimas estão quatro cartunistas.

Segundo informações da polícia, três homens usaram fuzis de assalto e lança-foguetes e chegaram a gritar "vingamos o profeta". Ao abandonar o prédio, os agressores atiraram contra um policial, atacaram um motorista e atropelaram um pedestre com um carro roubado. Eles ainda estão sendo procurados.

Renomados chargistas da revista morreram no ataque terrorista. O caricaturista Jean Cabut, conhecido pelos leitores pelo nome de Cabu, e Stéphane Charbonnier, editor do jornal, que usava o pseudônimo Charb, estão entre os mortos. Outros dois cartunistas Wolinski e Tignous também morreram.

O presidente francês convocou uma reunião de crise e se encaminhou para a sede da revista. Segundo Hollande, o ataque é o mais violento registrado na França em 40 anos. O país elevou ao máximo seu nível de alerta terrorista.


Revista foi atacada em 2011

A revista já havia sido atacada com coquetel Molotov em novembro de 2011, quando foi publicada a capa com a charge do profeta Maomé dizendo “Cem chibatadas se você não está morrendo de rir”. Na ocasião, não houve feridos e o site da revista ainda foi retirado do ar por hackers.

Depois do ataque, Charbonnier, editor da revista que foi morto nesta quarta-feira, chegou a dizer em uma entrevista à New Yorker que "Quando ativistas precisam de um pretexto para justificar sua violência, eles sempre encontram".

(Com AFP e Agência Estado)

Ver galeria . 5 Fotos A Charlie Hebdo é uma publicação de tom humorístico e já satirizou várias vertentes políticas e religiosasCharlie Hebdo/Reprodução
A Charlie Hebdo é uma publicação de tom humorístico e já satirizou várias vertentes políticas e religiosas (foto: Charlie Hebdo/Reprodução )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)