(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kiev anuncia fim dos combates no aeroporto de Donetsk


postado em 01/12/2014 20:25

Os combates no aeroporto de Donetsk, no leste separatista da Ucrânia, foram suspensos após uma reunião entre um general russo e um general ucraniano, anunciou nesta segunda-feira a direção do Exército em Kiev.

"Os confrontos foram detidos em torno do aeroporto após negociações" entre o general ucraniano Volodymyr Askarov e o general russo Alexandre Lentsov, informou o Estado-Maior para as operações militares no leste da Ucrânia em sua conta no Facebook.

Os habitantes dos bairros em torno do aeroporto de Donetsk indicaram à AFP que os disparos cessaram por volta das 19H00 GMT (17H00 Brasília).

Um dos líderes separatistas, Andrei Purguin, disse à AFP que as negociações sobre o aeroporto seguem em curso entre "os militares e continuarão nesta terça-feira em Donetsk com o apoio da OSCE com base nos acordos de Minsk".

Os acordos de Minsk, firmados em setembro passado entre o governo ucraniano e os rebeldes, com a participação da Rússia, permitiram instaurar um cessar-fogo, que tem sido violado com frequência.

O Exército ucraniano e os rebeldes pró-Rússia combatem há meses pelo controle do aeroporto de Donetsk.

Nesta segunda-feira, um porta-voz militar ucraniano, Andrii Lyssenko, disse ser impossível determinar o número total de vítimas na zona do aeroporto devido aos combates sem interrupção nos últimos três dias.

Segundo Lyssenko, três soldados ucranianos morreram e 14 ficaram feridos nas últimas 24 horas nos combates em torno do aeroporto de Donetsk.

Os confrontos mais duros foram registrados nas ruínas do aeroporto de Donetsk, disputado há meses por insurgentes pró-russos e pelo exército ucraniano.

Segundo o porta-voz, Kiev enviou reforços a Stanitsa Luganska, perto do reduto separatista de Lugansk, onde o exército ucraniano observou um reagrupamento de armas pesadas do lado rebelde.

Em Donetsk, reduto dos insurgentes pró-russos, dez morteiros explodiram na noite de domingo, provocando grandes danos em um edifício residencial e deixando vários feridos, segundo jornalistas da AFP no local.

Por sua vez, a prefeitura informou sobre 14 civis feridos.

O conflito entre os rebeldes pró-russos e o exército ucraniano, que devastou o leste do país nos últimos sete meses, deixou, segundo o balanço da ONU, mais de 4.300 mortos e 930.000 deslocados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)