(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

G77+China, Morales defende fim do Conselho de Segurança


postado em 15/06/2014 11:31

A reunião do G77+China, que discute novos paradigmas para um mundo mais equilibrado, começou neste domingo em Santa Cruz, leste da Bolívia, com uma proposta do presidente Evo Morales de passar do desenvolvimento sustentável a um desenvolvimento integral.

Além disso, propôs que o Conselho de Segurança da ONU seja eliminado por não ter servido para fomentar a paz.

Segundo Morales, "necessitamos construir uma visão distinta do desenvolvimento ocidental capitalista até o desenvolvimento integral, que busca não só o equilíbrio entre os seres humanos, mas o equilíbrio e a harmonia com nossa Mãe Terra".

O assunto será considerado nas deliberações do plano do G77 iniciadas na manhã deste domingo e que serão concluídas à tarde com a participação de trinta presidentes e delegações de mais de 100 nações.

Em consonância com sua proposta política, Morales defendeu também a "soberania sobre os recursos naturais e as áreas estratégicas", com o argumento de que são os povos os donos das riquezas.

Em relação a sua proposta de suprimir o Conselho de Segurança, disse que "se os organismos internacionais querem fomentar a paz, que eliminem as hierarquias mundiais e que promovam a igualdade entre os Estados", disse.

"O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem que acabar, porque, ao invés de assegurar a paz entre as nações, promoveu a guerra e as invasões de potências imperiais para que se apoderassem dos recursos naturais dos países invadidos", acrescentou.

Morales anunciou que a cúpula deliberará ininterruptamente até que seja acordado de forma consensual o documento final do evento.

A reunião foi organizada pelo presidente pro tempore do G77, Evo Morales, na ocasião dos 50 anos de nascimento do bloco de 133 nações em desenvolvimento criado em 1964 com 77 países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)