(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Washington acusa Pequim por ações desestabilizadoras no Mar da China Oriental


postado em 30/05/2014 23:16

O secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, acusou neste sábado a China de realizar "ações unilaterais e desestabilizadoras" no Mar da China Oriental, e advertiu que os Estados Unidos não permanecerão de braços cruzados diante da ameaça à ordem internacional.

"Neste últimos meses, a China tem realizado ações unilaterais e desestabilizadoras no Mar da China Oriental", disse Chuck Hagel em Cingapura, durante um foro sobre a segurança na região Ásia-Pacífico.

"Os princípios fundamentais da ordem internacional não podem ser colocados em dúvida" por estas ações.

Na quinta-feira, Washington já havia advertido Pequim por sua atitude no espaço aéreo internacional, após caças chineses ameaçarem um avião de vigilância japonês sobre o Mar da China Oriental, zona de litígio entre China e Japão.

"Qualquer tentativa de interferir com a liberdade de voo no espaço aéreo internacional aumenta a tensão e o risco de erros de avaliação, de confronto e de um incidente involuntário", afirmou o departamento de Estado em um comunicado.

O Japão acusou a China de realizar "manobras perigosas" no sábado passado, quando um caça chinês passou a menos de 30 metros de um avião japonês de vigilância, repetindo um incidente semelhante.

China e Japão disputam um arquipélago no Mar da China Oriental, território atualmente sob o controle de Tóquio.

Em novembro passado, a tensão aumentou quando Pequim declarou zona de defesa do espaço aéreo uma região próxima a outra zona similar adotada pelo governo japonês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)