(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha e Estados Unidos lideram lista de caçadores de nazistas


postado em 27/04/2014 14:07

O braço israelense do centro Simon Wiesenthal, especializado na busca de criminosos nazistas e seus colaboradores, deu sua melhor qualificação à Alemanha e aos Estados Unidos - o Brasil figura entre os países mais mal avaliados.

Em seu informe anual publicado neste sábado em Israel, um dia antes da comemoração do Holocausto, em memória dos seis milhões de judeus vítimas do nazismo, o centro qualificou a Alemanha e os Estados Unidos com a categoria "A".

Esta categoria inclui "os países que tomaram todas as medidas para identificar pessoas potencialmente suspeitas de serem criminosos de guerra nazistas, com o objetivo de promover investigações e processamentos, e que tiveram resultados consideráveis no período estudado.

O informe felicita especialmente a Alemanha por ter aplicado a estratégia legal "que abre o caminho para a identificação de quase todas as pessoas que tenham trabalhado num campo de extermínio nazista ou nas Einsatzgruppen", unidades especiais encarregadas de assassinatos em massa de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O centro qualifica Argentina, Brasil, Costa Rica, República Checa, Finlândia, Eslováquia e Eslovênia com a categoria "E", ou seja, países que "não tomaram nenhuma medida prática para descobrir novos casos".

Ao final da lista, na categoria X, aparecem Belarus, Bélgica, Chile, Colômbia, Dinamarca, França, Grécia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Holanda, Paraguai, Rússia, Espanha, Ucrânia e Uruguai, como países que "não responderam aos questionários" do centro Wiesenthal e não fizeram esforços para encontrar nazistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)