(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cazaquistão desvaloriza sua moeda em quase 20% em relação ao dólar


postado em 11/02/2014 09:01

O Banco Central do Cazaquistão desvalorizou nesta terça-feira sua moeda nacional, o tenge, em quase 20% em relação ao dólar, devido principalmente à volatilidade provocada pela política monetária do Federal Reserve americano.

"O Banco Nacional do Cazaquistão decidiu renunciar a partir de 11 de fevereiro a apoiar a cotação do tenge em seu nível anterior, reduzir os volumes de suas intervenções em divisas e seu nível de intervenção no processo de formação da cotação do tenge", afirmou a instituição em um comunicado.

Enquanto a moeda evoluía em uma margem de 145 a 155 tenges por um dólar, sua nova cotação será de 185 tenges por um dólar com uma oscilação possível de mais ou menos três tenges.

Em comparação com a cotação do tenge de 11 de fevereiro, isto equivale a uma desvalorização de 19%.

O Banco Central argumenta que esta medida deve-se principalmente ao fato de a decisão do Fed de reduzir seu apoio monetário à economia americana ter levado a uma repatriação do capital das economias emergentes em direção às desenvolvidas, o que pesou sobre as divisas dos países emergentes e aumentou "a volatilidade nos mercados financeiros e de bens mundiais".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)