(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FMI revisa em alta a 3,7% previsão de crescimento mundial de 2014


postado em 21/01/2014 13:10

O FMI revisou nesta terça-feira em alta sua previsão de crescimento econômico mundial para 2014 pela primeira vez em cerca de dois anos, apontando principalmente o aumento da atividade nos países ricos e na China.

Depois de ter ganhado 3% em 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) mundial aumentará 3,7% neste ano, 0,1 ponto a mais que o previsto em outubro, e 3,9% em 2015, segundo as novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Esta é a primeira vez desde abril de 2012 que a instituição com sede em Washington revisa em alta suas previsões e expressa um leve aumento do otimismo sobre a economia mundial, muito afetada desde a crise financeira de 2008.

O Fundo espera que "o aumento da atividade continue em 2014", indica em um breve relatório.

"Nas economias desenvolvidas, a demanda final (dos consumidores) aumentou em seu conjunto, como estava previsto", ressalta o FMI, comemorando o acordo orçamentário nos Estados Unidos e a saída da recessão na Eurozona, que terá neste ano um crescimento melhor que o previsto, segundo as novas projeções (+0,1 ponto, a 1%).

Com um crescimento esperado para 2014 de 7,5% (+0,3 ponto que a estimativa de outubro), a China será novamente o principal motor das economias emergentes, que também devem começar a se beneficiar do crescimento nos países ricos, segundo o FMI.

No entanto, o Fundo adverte contra um excesso de otimismo. "Esta ainda é uma recuperação fraca e irregular", indicou o economista-chefe da instituição, Olivier Blanchard.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)