(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chefe da ONU revela desapontamento e luta para salvar conferência sobre Síria


postado em 20/01/2014 17:16

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está "desapontado" com a postura do Irã e de outras partes convidadas para a conferência pela paz na Síria desta semana e está considerando "opções" para o futuro das negociações, indicou o seu porta-voz, Martin Nesirky, nesta segunda-feira.

"O Irã, apesar das garantias dadas oralmente ao secretário-geral, fez uma declaração pública desapontadora" sobre as condições para a conferência, disse Martin Nesirky a jornalistas.

"O secretário-geral está considerando atualmente com urgência suas opções devido às reação decepcionante de alguns participantes", completou o porta voz.

Ban "está desapontado com os desenvolvimentos relativos à participação na conferência de Genebra, completou Nesirky.

Nesirky também afirmou que o secretário-geral das Nações Unidas está em contato com os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e da Rússia para abordar as reviravoltas ocorridas a apenas dois dias da conferência de paz, na cidade suíça de Montreux.

A declaração do dia 30 de junho de 2012 pede a criação de um governo transitório na Síria com poderes executivos totais.

O presidente Bashar al-Assad, que recebe apoio militar e financeiro do Irã, no entanto, rejeita qualquer cenário que implique o seu afastamento do poder.

A Coalizão Nacional Síria, o principal grupo opositor, estabeleceu um prazo até 19h00 GMT (17h00 de Brasília) para que Ban Ki-moon retire seu convite feito ao Irã, anunciou o grupo em sua conta no Twitter.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)