(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Passageiros de navio russo encalhado na Antártica devem ser resgatados por helicóptero

O Akademik Shokalskiy está preso no gelo desde o dia 23 de dezembro. Três barcos quebra-gelos tentaram abrir caminho mas fracassaram


postado em 30/12/2013 13:09

Uma das passageiras acenava para o helicóptero chinês que avaliava condição do gelo(foto: Andrew Peacock / www.footloosefotography.com )
Uma das passageiras acenava para o helicóptero chinês que avaliava condição do gelo (foto: Andrew Peacock / www.footloosefotography.com )
Após três tentativas fracassadas de alcançar o navio russo Akademik Shokalskiy, preso no gelo da Antártica, os pesquisadores da expedição devem ser resgatados por um helicóptero. Segundo informações da rede norte-americana CNN, o Ministério do Exterior russo afirmou nesta segunda-feira que, caso o tempo permita, um helicóptero chinês deve evacuar os 52 passageiros e quatro membros da tripulação de 22 pessoas.

O navio está encalhado no gelo desde o dia 23 de dezembro. Apesar do isolamento, os ocupantes do navio ainda têm provisões para algumas semanas e estabelecido comunicação com o exterior. O navio russo está parado desde terça a cerca de 185 quilômetros ao leste da base francesa de Dumont D'Urville.

Três barcos quebra-gelos se dirigiram ao local para tentar socorrê-lo, mas dois deles, o francês "L'Astrolabe" e o chinês "Snow Dragon", deram meia volta por falta de capacidade suficiente. O "Snow Dragon" chegou no sábado a menos de 7 milhas náuticas do navio russo, mas precisou retroceder porque o gelo era muito espesso.

A última tentativa foi do quebra-gelos autraliano “The Aurora Australis”, que chegou à 10 milhas náuticas do Akademik e voltou. A principal justificativa para o retorno foram as condições climáticas. De acordo com as autoridades marítimas australianas a área tem experimentado ventos de 30 nós de velocidade. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)