(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Legislação do Uruguai promoverá maconha legal na América Latina


postado em 10/12/2013 19:52

A aprovação no Senado do Uruguai do projeto que legaliza a produção e a venda da maconha, previsto para esta terça-feira, promoverá o apoio da opinião pública latino-americana neste sentido, estimou a ONG Drug Policy Alliance (DPA).

A autorização, em novembro de 2012, para o consumo de maconha nos Estados de Washington e Colorado "teve um impacto catalizador na opinião pública dos Estados Unidos", disse à AFP o diretor executivo da DPA, Ethan Nadelmann.

Desde então, o índice de americanos que veem a descriminação da maconha com bons olhos subiu 10 pontos, a 58%, segundo pesquisa Gallup realizada em outubro passado.

"Acredito que há uma boa possibilidade de que a iniciativa do Uruguai tenha um impacto similar na opinião pública da América Latina", assinalou Nadelmann.

A DPA (aliança para uma política em matéria de drogas) é a maior organização dos Estados Unidos na defesa da descriminação da maconha e uma severa crítica da política de repressão da chamada "guerra contra as drogas".

Para Nadelmann, os casos de Washington, Colorado e Uruguai mostram que a alternativa de descriminar a maconha não é mais uma abstração.

"Se antes a pergunta era 'como erradicar a maconha' (...) agora é sobre 'qual a melhor forma de permiti-la legalmente'".

O Senado uruguaio deve aprovar nesta terça o projeto que converterá o país no primeiro a legalizar a produção e a venda da maconha, visando combater o narcotráfico e a violência ligada às drogas.

"Isto tem um significado histórico", assinalou Nadelmann.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)