(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministros árabes das Relações Exteriores vão se reunir domingo


postado em 31/08/2013 08:55 / atualizado em 31/08/2013 09:22

Os ministros árabes das Relações Exteriores vão se reunir no domingo no Cairo para discutir o conflito na Síria, na perspectiva de um possível ataque militar pelos Estados Unidos e a França, que acusam o regime de matar centenas de pessoas em um ataque químico.

O número dois da Liga Árabe, Ahmed Ben Helli, indicou neste sábado que esta reunião, prevista para terça-feira, foi adiantada para este domingo em razão dos últimos acontecimentos.Terça-feira, os delegados permanentes da Liga Árabe atribuíram ao regime sírio a "total responsabilidade" pelo suposto ataque químico nos arredores de Damasco em 21 de agosto, que provocou protestos internacionais e levou vários países a considerarem ataques contra a Síria.

O secretário de Estado americano, John Kerry, citou na sexta-feira a organização pan-árabe entre os potenciais aliados para uma ação militar, enquanto muitos países, incluindo três membros do Conselho de Segurança da ONU -Grã-Bretanha, China e Rússia- se opõem.

No entanto, países influentes da Liga Árabe, como o Egito, Argélia, Iraque, Líbano e Tunísia, manifestaram-se contra uma intervenção militar estrangeira.O oposição síria e países ocidentais acusam o regime de Bashar al-Assad de matar centenas de pessoas fazendo uso de gás tóxico em 21 de agosto.

Damasco, por sua vez, acusa os rebeldes de usar armas químicas.O país está em guerra desde março de 2011. Mais de 100 mil pessoas morreram no conflito, que valeu a exclusão do regime da Liga Árabe no final de 2011.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)