(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerimônia em que chineses dependuram vaca em árvore gera polêmica

Ritual é realizado anualmente desde o século XVI, mas é condenado no país de origem e em outras localidades


postado em 17/07/2013 06:00 / atualizado em 16/07/2013 15:06

 

(foto: Daily Mail/Reprodução)
(foto: Daily Mail/Reprodução)

Um polêmico ritual que contabiliza 470 anos de tradição tem provocado inúmeras reações de revolta na China. A cerimônia realizada uma vez por ano pelo povo Dong consiste em pendurar uma vaca em uma árvore até que ela morra. Com o doloroso sacrifício do animal, os moradores da aldeia de Baojiang, na Região de Guangxi Zhuang, acreditam obter paz, prosperidade e boa colheita.

 

Antes do abate, a vaca é coberta com flores e amarrada. Depois, os aldeões içam-na na árvore cerimonial: às vezes a morte é rapida, mas em alguns casos o animal fica dependurado por horas e chega a se debater. A ceromônia letal é assistida por uma multidão, inclusive por crianças. O povo Dong acredita que os espectadores são abençoados pelos deuses.

 Nos últimos anos, a cerimônia começou a atrair turistas, o que tem dado novos argumentos às pessoas favoráveis à manutenção da tradição. Apesar da brutalidade, os aldeões negam que o ritual seja cruel e dizem que serve como aviso para pessoas que desrespeitarem as leis locais, pois no passado os criminosos de Baojiang tinham o mesmo destino.

 Entidades da China e de outros países têm empreendido esforços para acabar com a cerimônia. Uma reportagem sobre o assunto, publicada recentemente pelo jornal Daily Mail, provocou enorme recercussão entre leitores e internautas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)