(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funeral de Margaret Thatcher é marcado para o dia 17 de abril

Corpo de ex-premiê será velado na catedral de Saint Paul e depois cremado


postado em 09/04/2013 07:37 / atualizado em 09/04/2013 13:14

Mulher assina livro de condolência por Margaret Thatcher no Museu Grantham, na Inglaterra(foto: AFP PHOTO/PAUL ELLIS )
Mulher assina livro de condolência por Margaret Thatcher no Museu Grantham, na Inglaterra (foto: AFP PHOTO/PAUL ELLIS )

 O funeral da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que faleceu na segunda-feira aos 87 anos, acontecerá na quarta-feira 17 de abril e terá a presença da rainha Elizabeth II.

 Veja imagens da trajetória política da Dama de Ferro

 "Foi alcançado um acordo esta manhã na reunião de coordenação do governo com a família Thatcher e o Palácio de Buckingham que o funeral de Lady Thatcher acontecerá na quarta-feira 17 de abril na catedral de Saint Paul", anunciou Downing Street em um comunicado.

 

O corpo da ex-premiê será cremado. Atendendo aos pedidos da Dama de Ferro, as cerimônias serão fechadas ao público, apenas parentes e amigos participarão. Nesta quarta-feira (10), as duas câmaras do Parlamento britânico se reúnem para discutir o legado da ex-primeira-ministra.

 O caixão com o corpo de Margaret Thatcher foi retirado nesta terça-feira do hotel Ritz de Londres, onde a ex-primeira-ministra britânica faleceu na segunda-feira após um derrame cerebral.

 Uma ambulância, com escolta policial, chegou pouco depois da meia-noite ao hotel para transportar o caixão a um local desconhecido. Thatcher estava no hotel desde que deixou o hospital em dezembro, quando foi submetida a uma cirurgia na bexiga.

 A ex-primeira-ministra, cuja política e legado continuam provocando polêmica, receberá honras militares na cerimônia prevista para a catedral londrina de Saint Paul.

 

Thatcher não queria um funeral de Estado(foto: GABRIEL DUVAL / AFP)
Thatcher não queria um funeral de Estado (foto: GABRIEL DUVAL / AFP)
Será um "funeral cerimonial", um nível abaixo do funeral de Estado, similar ao que foi organizado em 2002 para a "rainha-mãe", a mãe de Elizabeth II.

 Vários deputados conservadores defenderam que Thatcher merecia um funeral de Estado, como Winston Churchill em 1965. Mas segundo o porta-voz da Dama de Ferro, Tim Bell, nem ela nem a família desejavam um funeral de Estado.

 "Em particular não queria que seu corpo fosse exposto publicamente porque pensava que não era apropriado. E não queria um desfile de aviões porque acreditava que era um desperdício de dinheiro", disse Bell.

 O Parlamento, que está em recesso, terá uma sessão na quarta-feira para homenagear a ex-primeira-ministra, que formalmente permanecia como membro da Câmara dos Lordes.

 Durante a noite, centenas de críticos das políticas de Margaret Thatcher participaram em celebrações improvisadas nas ruas do bairro londrino de Brixton e na cidade escocesa de Glasgow. Muitos gritaram "a bruxa morreu".

Bandeira a meio mastro no Palácio de Buckingham: funeral da Dama de Ferro terá honras militares(foto: WILL OLIVER / AFP)
Bandeira a meio mastro no Palácio de Buckingham: funeral da Dama de Ferro terá honras militares (foto: WILL OLIVER / AFP)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)