(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guatemala sofre novo terremoto, o segundo em uma semana

Tremor foi percebido também em El Salvador


postado em 12/11/2012 08:51 / atualizado em 12/11/2012 08:59

Mais de 50 pessoas morreram no tremor registrado na última semana(foto: REUTERS/William Gularte)
Mais de 50 pessoas morreram no tremor registrado na última semana (foto: REUTERS/William Gularte)

Depois de ser atingida por um terremoto na semana passada, que matou 52 pessoas, a Guatemala foi afetada nesta segunda-feira por mais tremores de terra com magnitude de 6,2 graus na escala Richter. De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS), o epicentro do sismo ocorreu a 24 quilômetros de Champerico e a 180 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país.

Não há registros de vítimas nem de feridos. O terremoto também foi percebido em El Salvador, país vizinho à Guatemala. O Observatório Ambiental do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais de El Salvador informou que o epicentro foi registrado em alto mar.

O governo do presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, ainda trabalha para ajudar as vítimas e a reconstrução do país. Casas e prédios públicos foram abaixo em decorrência dos abalos sísmicos. Muitas pessoas tiveram de deixar suas casas.

Neste domingo haviam sido registrados vários abalos ao longo do dia em áreas distintas do Oeste da Guatemala, de acordo com a coordenadora nacional para a Redução de Desastres (Conrad). Foram registrados 109 réplicas desde o último dia 7, quando o ocorreu o terremoto mais intenso.

Na sexta-feira e no sábado, também houve várias réplicas, segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh). Os tremores variaram de 2,5 graus a 6,2 de magnitude na escala Richter.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)