(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama perdeu vantagem após debate com Romney


postado em 08/10/2012 20:10

O presidente americano, Barack Obama, perdeu uma vantagem de cinco pontos depois do debate da semana passada com seu adversário republicano, Mitt Romney, indica uma pesquisa Gallup divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa foi uma primeira medição do prejuízo de Obama em função de seu fraco desempenho frente a um Romney mais enérgico e agressivo.

Uma pesquisa Gallup realizada em 4 e 5 de outubro, dois dias depois do debate em Denver, apontou que 72% dos americanos acreditam que Romney atuou melhor do que Obama no debate, indicando que 49% pensam dessa forma entre os republicanos contra 39% dos democratas.

Uma pesquisa do mesmo instituto, feita entre 30 de setembro e 6 de outubro, mostrou que Obama tinha uma vantagem de cinco pontos sobre seu adversário nos três dias anteriores ao debate presidencial.

Mas três dias depois do confronto na televisão, a vantagem desapareceu e ambos os candidatos empatavam em 47%.

Obama continuava três pontos à frente de Romney, 49% sobre 46%, na média semana do Gallup, que inclui pesquisas antes e depois dos debates.

"Inclusive nesta perspectiva, a disputa ficou um pouco mais competitiva se comparada com antes do primeiro debate", indicou o instituto de pesquisa. "Obama se mantém com entre quatro e seis pontos de vantagem no seguimento semanal dos oito dias anteriores a 3 de outubro".

A tendência foi confirmada nesta tarde com uma sondagem divulgada pelo centro de pesquisas Pew: Obama perdeu cinco pontos nas intenções de voto desde meados de setembro e seu adversário ganhou quatro. Os dois candidatos estão com 46% das intenções de voto entre os eleitores inscritos.

O mais preocupante para Obama é que ele foi ultrapassado por Romney por quatro pontos (49% a 45%) entre os "prováveis" eleitores, aqueles que têm mais chances de votar. Esta é uma inversão sensível da tendência, já que esses eleitores haviam dito que preferiam Obama a Romney (51% contra 43%) na última anterior, em meados de setembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)