(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-guerrilheiro é eleito prefeito de Bogotá

Gustavo Petro teve 32% dos votos e desbancou Enrique Peñalosa, que contava com o apoio do ex-presidente Alvaro Uribe


postado em 31/10/2011 16:15

O candidato independente de esquerda Gustavo Petro, um ex-guerrilheiro de 51 anos, foi eleito prefeito de Bogotá com 32% dos votos dos eleitores da capital colombiana de 8 milhões de habitantes, informou nesta segunda-feira a autoridade eleitoral do país. O candidato centrista Enrique Peñalosa, apoiado pelo ex-presidente Alvaro Uribe, ficou em segundo lugar com 25% dos sufrágios.


Petro tem sido um político de destaque na Colômbia nos últimos anos e comandou uma campanha contra a corrupção. Há cinco anos, quando era senador, suas denúncias sobre ligações entre políticos nacionais e regionais com os esquadrões de morte de direita levaram ao escândalo da "parapolítica" que levou dezenas de parlamentares à prisão. Ele já recebeu várias ameaças de morte e anda com guarda-costas.

Peñalosa derrotou Petro nas eleições municipais de Bogotá em 1997. O cargo de prefeito da metrópole colombiana, a sexta maior da América Latina, é considerado o trampolim para a presidência do país.

Os urbanistas elogiam Peñalosa por ter tornado Bogotá uma cidade mais amigável aos pedestres e ciclistas e por ter lançado um sistema de ônibus expresso eficiente. Mas analistas políticos dizem que Peñalosa foi prejudicado pelo apoio do ex-presidente Uribe, em uma cidade que tradicionalmente tende para a esquerda.

Petro começará seu mandato de quatro anos em 1º de janeiro de 2012. Ele é um crítico ferrenho das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e afirma que essa guerrilha se envolveu com o narcotráfico e os sequestros. Petro argumenta que as Farc são algo bem diferente do M-19, movimento guerrilheiro ao qual ele aderiu na década de 1970 aos 17 anos. Seis anos depois, Petro se formou em economia na Universidade Externado.

Após o M-19 assinar o acordo de paz com o governo colombiano em 1990, Petro foi eleito um ano depois para o Congresso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)