(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder da reforma no Egito, ElBaradei critica militares


postado em 16/10/2011 16:15

Mohamed ElBaradei, principal líder da reforma no Egito, disse neste domingo que o conselho militar de transição tem muito poder, mas nenhuma experiência de governo. Ele expressou a crescente frustração de muitos uma semana após mais de 20 cristãos terem sido mortos, depois que os militares reprimiram seus protestos com força no Cairo.

ElBaradei também criticou o papel da emissora estatal de televisão nos confrontos mortais do último domingo, dizendo ter mentido e instigado a violência. "Até agora, o conselho militar não tem a experiência política, mas tem a autoridade sem nenhuma experiência. E nós temos um gabinete que tem a experiência, mas sem poder", afirmou ele. ElBaradei propôs um governo alternativo com mais autoridade como uma solução imediata ao problema.

A violência da semana passada foi a pior desde que Hosni Mubarak foi deposto em fevereiro deste ano. Tais atos surpreenderam os egípcios e abalaram sua confiança na gestão do conselho militar. Ativistas pró-democracia agora pedem que o conselho se afaste do poder.

ElBaradei tem sido uma das figuras mais influentes entre os jovens que se rebelaram contra o regime de 30 anos de Mubarak. Aos 68 anos, ele continua sendo o candidato presidencial favorito para muitos que o veem como um homem de visão e experiência internacional para conduzir o Egito em direção à democracia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)