(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líbia: além de Kadafi, um filho e um cunhado na mira do TPI


postado em 27/06/2011 16:52 / atualizado em 27/06/2011 17:00

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu nesta segunda-feira mandato de prisão contra três pessoas, o líder da Líbia Muamar Kadafi, um de seus filhos e um cunhado.

- Muamar Gadafi: Comanda a Líbia com mão de ferro há 42 anos, é o dirigente árabe e africano mais antigo.

Nasceu, segundo seu próprio partido, numa tenda beduína no deserto de Sirte em 1942. Em 1969, aos 27 anos, derrubou o rei Idriss, no poder desde a independência do país em 1951.

Seu estilo de vida, suas vestimentas tradicionais e sua estranha forma de exercer o poder parecem imprevisíveis e incoerentes para Ocidente, mas também para os próprios árabes.

- Saif Al Islam: um dos filhos de Kadafi, de 39 anos, porta-voz não oficial do regime. Foi muitas vezes considerado o sucessor de seu pai, embora tenha negado publicamente. Defensor de reformas e da normalização das relações da Líbia com o Ocidente.

É o primogênito da segunda esposa de Kadafi, e o segundo de seus oito filhos. Estudou em Viena e depois em Londres.

- Abdalá Al Senusi: cunhado de Kadafi, e chefe dos serviços de informação do regime.

É considerado o braço direito de Kadafi nas questões de controle e de segurança do país, e um dos principais protagonistas da repressão contra os manifestantes que pedem a queda do regime.

Ele é acusado de responsabilidade na chacina da prisão de Abu Salim em Trípoli, onde mais de mil presos foram mortos em 1996 num tiroteio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)