(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

WikiLeaks: Lula saudou eleição no Peru em 2006 como revés para Chávez


postado em 18/02/2011 18:05

(foto: AFP Photo / Presidencia)
(foto: AFP Photo / Presidencia)

Um documento vazado pelo WikiLeaks revelou que em 2006 o então presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, saudou a eleição, no Peru, do presidente Alan García, e considerou este fato uma derrota política para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

No documento, divulgado pelo WikiLeaks, o então embaixador americano em Lima, James Curtis Struble, refere-se a uma reunião entre Lula e Garcia, que pouco antes havia derrotado no segundo turno Ollanta Humala, um ex-comandante do Exército, líder do Partido Nacionalista (esquerda).

O encontro teria sido presenciado por Pablo Portugal, funcionário da chancelaria peruana, que enviou correspondência a Washington.

Segundo o diplomata peruano, Lula estimou na ocasião que o triunfo de García constituiu "um revés necessário para o presidente Chávez", trazendo a necessidade de "restaurar o equilíbrio regional" perante a influência do governante venezuelano.

Por isso Lula felicitou o eleito García por sua vitória, afirmando que ambos são "velhos amigos" que compartilham "a mesma visão sobre a política de integração econômica, social e regional", segundo as declarações de Portugal divulgadas na correspondência americana.

Histórico

Nas eleições peruanas de 2006, Chávez apoiou abertamente o candidato Humala e este respaldo foi qualificado por García e por diversos setores políticos como uma intromissão do presidente venezuelano em assuntos internos do Peru.

Humala é atualmente candidato às eleições presidenciais de 10 de abril e está em quarto lugar nas intenções de voto dos peruanos em um total de onze candidatos a suceder Alan García.

Nesta campanha eleitoral, Humala se distanciou de Chávez e agora se aproximou do Partido dos Trabalhadores brasileiro, com quem se reuniu na última semana no Brasil.
(foto: AFP Photo / Evaristo Sá)
(foto: AFP Photo / Evaristo Sá)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)