(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CATAS ALTAS

PM desmonta garimpo ilegal dentro de reserva ambiental da mineradora Vale

Quadrilha teria desmatado mais de 4 mil metros quadrados de Mata Atlântica da região onde ficava o garimpo ilegal


12/09/2023 15:25 - atualizado 12/09/2023 15:25
432

Equipamento utilizado pelo grupo foi apreendido e recolhido pela PM
Equipamento utilizado pelo grupo foi apreendido e recolhido pela PM (foto: Reprodução/Polícia Militar Ambiental)
A Polícia Militar do Meio Ambiente (PMAmb) desmontou um esquema de garimpo ilegal de minério de ferro na noite dessa segunda-feira (11), em Catas Altas, na região Central de Minas Gerais. A mina clandestina ficava dentro de uma reserva ambiental da mineradora Vale.

 

A ação teria gerado um desmate de aproximadamente 4 mil metros quadrados de Mata Atlântica na região, além da retirada de minério de ferro de propriedade da Vale, causando também danos financeiros à empresa.

A máquina utilizada pela quadrilha foi apreendida e rebocada para uma delegacia da Polícia Federal em Itaúna, na Região Oeste de Minas. Durante o trajeto, o motorista do reboque teria sido abordado pelos suspeitos, que ofereceram dinheiro em troca da liberação do equipamento, mas não conseguiram.
 
Confira o posicionamento da Vale: 
 
“A Vale esclarece que a referida área é destinada à compensação ambiental de seus empreendimentos na região. A empresa repudia veementemente a atividade de lavra ilegal e adota todas as medidas cabíveis para coibir tal prática, que além de configurar crime, impõe drásticos impactos ao meio ambiente, aos cofres públicos, à segurança e à atração de investimentos.

A empresa tem reforçado seu monitoramento na área em prol da preservação do meio ambiente e da segurança das pessoas e reforça que acompanha o andamento das investigações pela autoridade policial e está à disposição das autoridades para esclarecimentos.” 
 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)