(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTEÇÃO

Polícia Civil cumpre 42 mandados de crimes contra a mulher

Este é o resultado da Operação Shamar, realizada nacionalmente em agosto, mês que marca o aniversário d e 17 anos da Lei Maria da Penha


31/08/2023 12:56 - atualizado 31/08/2023 16:53
432

As delegadas Renata Ribeiro, Carolina Bechelany e Danúbia Quadros, da Demid
As delegadas Renata Ribeiro, Carolina Bechelany e Danúbia Quadros, da Demid (foto: Ivan Drummond/EM/D. A. Press)

As delegadas da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, Carolina Bechelany, chefe do departamento, Renata Ribeiro e Danúbia Quadros, fizeram nesta quinta-feira (31/8), último dia do mês, um balanço das operações do Agosto Lilás, que marca os 17 anos da criação da Lei Maria da Penha. A lei, elas ressaltam, dá proteção, não só à mulher, mas também à menina e à adolescente.

Em todo o mês foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e seis de prisão. Somente nesta quinta, dentro da Operação Shamar, que combate a violência doméstica, foram  cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e dois de prisão. 

Dos seis mandados de prisão, dois homens foram presos, segundo a delegada Danúbia. “Estamos no encalço de dois criminosos. Um que há 15 dias tentou matar a namorada, dando-lhe um tiro no rosto, que é um caso emblemático. E o de um pai que descumpriu uma medida protetiva contra a filha, ainda criança.”

 

As ações, segundo a delegada, duram o ano inteiro, no entanto, agosto é um mês simbólico. “É o mês de aniversário da Lei Maria da Penha e existe, nesse momento, uma campanha nacional, que visa dar proteção à mulher e à menina. É preciso que os agressores se conscientizem que a polícia está no seu encalço. Por exemplo, estamos sempre verificando o cumprimento de medidas protetivas.”

 

“Esses crimes são cometidos, sempre, por quem está próximo, pai, irmão, namorado, marido. É violência doméstica de gênero. Estamos atentos a isso. Por incrível que pareça, 90% das mulheres vítimas desse tipo de violência não buscaram ajuda, não denunciaram.  É preciso que elas façam as denúncias. É a melhor maneira de se protegerem”, diz a delegada Bechelany.

 

A delegada Renata Ribeiro ressalta que, nos casos de prisão em flagrante por agressão a mulher ou a menina, não cabe fiança. “É importante que todos saibam que existe a presença da polícia e que ela está pronta para atender a todas as denúncias”, lembra a delegada Renata.

 

De acordo com dados do 17° Anuário Brasileiro de Segurança Pública realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de casos de violência contra a mulher cresceram em 2022 quando comparados ao ano anterior. No caso dos feminicídios, o aumento foi de 6,1% enquanto as agressões em contexto de violência doméstica cresceram em 2,9%. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)