(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIOLÊNCIA

Ação da PM em distrito de Ouro Preto deixa moradores feridos

Ação foi considerada por moradores como truculenta e aconteceu nesse domingo; mulher levou uma bala de borracha no rosto


31/07/2023 09:04 - atualizado 31/07/2023 10:02
432

Moradores relatam que policiais chegaram atirando com bomba de borracha
Moradores relatam que policiais chegaram atirando com bomba de borracha (foto: Divulgação/ arquivo pessoal)

Uma ação do 52° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, deixou feridos na noite desse domingo (30/7). A ação, considerada por moradores como truculenta, aconteceu durante as comemorações da 2ª Copa Gigantex, um campeonato de futebol amador da região.
 
Em um vídeo que circula nas redes sociais, imagens mostram policiais atirando e pessoas avisando sobre crianças no local. Em outro vídeo, uma mulher ferida com bala de borracha na testa afirma que uma idosa também foi ferida. “Não teve briga, não teve nada e chegaram apavorando todo mundo”.
Também presente no local, o vereador Vander Luís Ferreira, conhecido por Vander Leitoa, (Solidariedade) relata que a final do campeonato de futebol foi pacífica e que moradores do distrito comemoravam a vitória do time. Leitoa conta que no local havia familiares dos jogadores e moradores do distrito quando a Polícia Militar chegou com excesso de força, jogando bombas de gás, spray de pimenta e tiros de borracha.



 
“Não posso generalizar, mas alguns policiais presentes chegaram de forma truculenta, eu mesmo fui agredido com spray de pimenta e ferido com estilhaços de uma bomba. Não tinha necessidade, vejo que é uma certa discriminação da PM com o nosso distrito”.
 
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ouro Preto vai realizar uma reunião nesta terça-feira  (01/8) para averiguar os fatos e ouvir as denúncias dos moradores.
 
Em nota enviada ao Estado de Minas, a Polícia Militar de Minas Gerais diz que foi instaurado um inquérito policial militar para apurar os fatos, conforme a legislação vigente.

A PM também diz em nota:

“A guarnição PM foi acionada pelo Copom em uma chamada de perturbação de sossego, face ao som alto que incomodava vários moradores das redondezas do evento no distrito de Antônio Pereira.

No local, a viatura constatou que havia uma comemoração com aproximadamente 300 pessoas e tendo em vista a quantidade de pessoas, a viatura solicitou apoio.

Nesse ínterim, o Copom repassou que havia outra chamada no mesmo local, informando que a situação havia progredido para rixa.

As viaturas deslocaram para próximo ao local e depararam com dois veículos automotivos com som alto.

Após o início da intervenção policial alguns populares começaram a hostilizar os policiais com palavras e tentativas de impedir a ação policial, ocorrendo agressões e arremesso de pedras, sendo necessário uso de instrumento de menor potencial ofensivo, impo, granadas e espargidores de agente químico a fim de dissuadir os agressores evitando o emprego de arma de fogo.

Foi visualizado pelos militares um indivíduo em meio à multidão portanto arma de fogo e apontando na direção dos militares, seguido do barulho de estampido da arma, de forma que os militares fizeram uso de arma de fogo contra o cidadão que ameaçava a vida dos militares.

No local foram apreendidos uma arma de fogo, 01 foice, 01 facão, 05 munições cal 380 e 10 pessoas foram presas devido à resistência a atuação policial. O registro da ocorrência foi acompanhado por advogados dos envolvidos e encerrado na delegacia de Polícia Civil para as providências decorrentes”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)