(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas A DONA DO TACHO

Autor de documentário sobre Nelsa Trombino, do Xapuri: 'Imortal'

'A dona do tacho', filme de Marcelo Wanderley (direção) e Rafael Rocha (roteiro), lançado em 2021,


31/05/2023 15:37 - atualizado 31/05/2023 16:33
432

Marcelo Wanderley com Dona Nelsa e o filho dela, Flávio
Marcelo Wanderley com Dona Nelsa e o filho dela, Flávio (foto: Nereu Jr./Divulgação )
A chef Nelsa Trombino, dona do tradicional restaurante Xapuri, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, morreu na noite dessa terça-feira (30/5), aos 84 anos, mas sua importante história na gastronomia mineira será sempre lembrada, inclusive, por um documentário. 'A dona do tacho', filme de Marcelo Wanderley (direção) e Rafael Rocha (roteiro), foi lançado em 2021.

Contando detalhes sobre a vida de dona Nelsa, com informações nunca vistas e compartilhadas pela própria cozinheira, a produção fez tanto sucesso, que passou em festivais internacionais de cinema. Marcelo relembra, que 
ele e a produção ficavam emocionados com as histórias de dona Nelsa.


O diretor afirma que a morte da dona do Xapuri não é uma perda, porque ela é imortal. "Dona Nelsa conseguiu transmitir os saberes dela de tal forma que ela virou uma instituição da gastronomia mineira, ela deixou exemplo dos motivos que a gente precisa para preservar a tradicionalidade da nossa comida e não perder as raízes." 

Na época do lançamento, em entrevista exclusiva ao Degusta, a chef se emocionou ao ver sua história contada no cinema. "Fico muito feliz e agradecida. É tão emocionante que não sei nem o que falar. Às vezes, custo para conseguir acreditar nas coisas que acontecem de bom para mim. Fico me perguntando: será que mereço isso tudo?", comentou em maio de 2021. 

Veja o trailer oficial:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)