(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONGELANTE

Termômetros registram temperaturas abaixo de zero no Sul de Minas

Monte Verde bateu novo recorde de menor temperatura de 2023, pelo segundo dia consecutivo; geada atingiu vários municípios, como Maria da Fé e Delfim Moreira


16/05/2023 15:48 - atualizado 16/05/2023 18:04
432

Geada em Monte Verde, distrito de Camanducaia
Geada em Monte Verde, distrito de Camanducaia (foto: Rebecca Wagner/MOVE)
 O frio continua deixando as manhãs congelantes no Sul de Minas. Termômetros chegaram a marcar temperaturas abaixo de zero grau nesta terça-feira (16/05), em vários municípios da região. Geadas também foram registradas.

A menor temperatura apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi em Monte Verde, que pelo segundo dia consecutivo, bateu recorde de frio. Na segunda-feira (15/05), os termômetros do distrito de Camaanducaia atingiram 1,6°C; já nesta terça-feira, o local amanheceu com 0,1°C, menor temperatura de MG em 2023.
Geada em Maria da Fé, sul de Minas
Geada em Maria da Fé, sul de Minas (foto: William Siqueira)
Maria da Fé é outro município que amanheceu coberto de gelo nesta terça-feira. O município, que fica na Serra da Mantiqueira, é conhecido por ser um dos mais frios do estado. Na Fazenda Retiro os termômetros marcaram -2°C.

O monitoramento das temperaturas em Maria da Fé é feito pelo geógrafo William Siqueira, em parceria com a prefeitura. Ele registrou imagens que mostram a névoa se misturando com os primeiros raios solares do dia e a vegetação coberta pela geada. As folhas pareciam estar cobertas por neve.
Geada em Maria da Fé, Sul de Minas
Geada em Maria da Fé, Sul de Minas (foto: William Siqueira)
Os três pontos de instalação dos termômetros ficam na zona rural. O local mais frio foi a Fazenda Retiro, enquanto na Reserva a temperatura ficou em -1,1°C, no Sítio da Lage ela chegou a 0°C.
Geada em Delfim Moreira
Geada em Delfim Moreira (foto: Osvaldo Guimarães)
Outra cidade que amanheceu com muito gelo foi Delfim Moreira; a estação meteorológica particular do Bairro do Charco marcou -4,6°C no local. Essa temperatura foi registrada às 6h41, de acordo com o dono da estação. Já na  Fazenda Pauzinhos, no mesmo município, a temperatura bateu -0,6°C. 

Em Caldas, os termômetros registraram 1,6ºC. Em Camanducaia, foi registrada temperatura de -0,9°C no bairro Melhoramentos. Enquanto em Extrema, a mínima registrada foi de 3,2°C.

Menor temperatura do ano é no Paraná


Até o momento, a cidade de General Carneiro, no Estado do Paraná, teve a menor temperatura do ano no Brasil nesta terça-feira (16/05). Segundo o Inmet, no início da manhã, a estação meteorológica registrou mínima de -1,8°C no município. O valor bateu, inclusive, a mínima de -1,1°C, registrada no dia 11/05, também em General Carneiro.

Iago Almeida / Especial ao EM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)