(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEMANA SANTA

BH: abertura da Semana Santa tem procissão e missa no Palácio da Liberdade

Cortejo passa por tapetes devocionais ao longo da Praça da Liberdade; fiéis acompanharam a procissão com a imagem de Jesus Cristo


02/04/2023 09:40 - atualizado 02/04/2023 10:10

Domingo de Ramos
Domingo de Ramos em Belo Horizonte tem tradição mantida no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia (foto: Gustavo Werneck)
No ritmo da fé cristã, a Semana Santa começa neste domingo (2), com a bênção dos ramos, que remete à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, missas solenes, cânticos em latim e encenações da Paixão de Cristo.
 
Em Belo Horizonte, a manhã tem a tradição mantida no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia (Igreja da Boa Viagem), na Região Centro-Sul, com centenas de pessoas levando galhos de plantas aromáticas e decorativas para a bênção, que tem à frente o reitor e  pároco do santuário, padre Marcelo Silva. Logo em seguida, às 8h30, houve o cortejo, com a imagem de Cristo, passando pela Rua Aimorés e Avenida João Pinheiro até a Praça da Liberdade, para missa campal diante do Palácio da Liberdade. O sol forte obrigou muita gente a se proteger sob sombrinhas.
 
 
Ver galeria . 10 Fotos Domingo de Ramos na Praça da Liberdade, em BHAlexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Domingo de Ramos na Praça da Liberdade, em BH (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )

Na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana, na Região Norte, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra a missa do Domingo de Ramos, às 10h30. Haverá procissão e bênção dos ramos.

"Estamos mantendo uma tradição que vem de nossa terra, Martinho Campos, na Região Centro-Oeste de Minas. Aos domingos, vamos à missa na Boa Viagem", contou o engenheiro civil Odirlei José de Faria, ao lado da mulher Desiane Carvalho, especialista em RH e do filho Arthur Carvalho Faria, de 5 anos. 
 
 
Odirlei José de Faria, Desiane Carvalho e Arthur Carvalho Faria
Odirlei José de Faria, ao lado da mulher Desiane Carvalho, especialista em RH e do filho Arthur Carvalho Faria, de 5 anos (foto: Gustavo Werneck)

Moradora de Sabará,  na Grande BH,  a babá Margarete Marta da Silva,  disse que trabalhou à noite e fez questão de acompanhar a bênção. "Estou emocionada ", afirmou, com o ramo de palmeira na mão. 

Praça decorada

Quem participa da celebração pode ver o tapete artesanal, feito ontem em mutirão por 100 voluntários da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Foram usados serragem tingida de várias cores e material reciclado, no total de quase uma tonelada para compor 240 metros da Alameda Travessia, no centro da praça.
 
 
Praça decorada para o Domingo de Ramos
Praça da Liberdade para o Domingo de Ramos (foto: Gustavo Werneck)

A produção dos tapetes integra a programação do Minas Santa, promovido pelo governo estadual, via Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) e Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, com destaque para a exposição Minas Santa, Ritos de Fé, em cartaz até 1º de maio, no Museu Mineiro, no Circuito Liberdade. Com curadoria de Rodrigo Câmara, está também em cartaz a mostra Sanctus – Acervo Artístico e Religioso, na Igreja da Boa Viagem e no Palácio da Liberdade até 30 de abril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)