(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FALSA AMEAÇA

Vazamento de cianeto mobiliza bombeiros e PF na UFMG, mas era shampoo

Substância dentro de um pequeno saco plástico continha a inscrição 'cianeto líquido'. Falsa ameaça foi atendida na manhã desta sexta-feira (24/3)


24/03/2023 18:26 - atualizado 24/03/2023 19:12

Fotomontagem. Da esquerda para a direita: escada com faixa de isolamento, saco plástico pequeno com o falso cianeto, bombeiros de costas carregando dois sacos caminhando em um corredor.
Equipe do Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência no campus Pampulha (foto: Redes sociais/Reprodução)
Um suposto vazamento de cianeto na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros e agentes da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (24/3), no campus Pampulha. No entanto, a substância encontrada dentro de um pequeno saco plástico com a inscrição ‘cianeto líquido’ era apenas shampoo. 
 
Ao tomar conhecimento da possível ameaça, a assessoria da instituição de ensino disse, em nota, que “tomou as devidas providências junto à segurança universitária” e “imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros”. Até que as apurações fossem concluídas, uma aula foi suspensa em uma das turmas.
Conforme a UFMG, os militares realizaram “o protocolo de segurança, com isolamento da área para detecção de risco e, após todos os procedimentos realizados, não foi detectado o cianeto e nenhuma outra substância pela técnica de detecção química utilizada por eles”. 
 
 “Após a identificação física, apurou-se que a cor e o pH do produto descrito como ‘cianeto líquido’ encontrado na sala de aula são exatamente os mesmos do shampoo preparado na aula prática da disciplina de Farmacotécnica II (Turma TN2), realizada ontem (quinta-feira) no curso de Farmácia noturno. Dessa forma, foi concluído que não havia nenhum risco por se tratar do mesmo produto, no qual foi incluída uma descrição falsa”, finaliza a universidade em comunicado. 
 
Ao Estado de Minas, o Corpo de Bombeiros disse que o caso não passou, a princípio, de um trote. Já a Polícia Federal – apesar de ter sido mobilizada – afirmou que “não há nada a investigar [por parte dos agentes] e será instaurada apenas sindicância interna na instituição”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)