(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VÍDEOS E NOTIFICAÇÃO

Cheia no Rio Grande impede pescadores de navegar sob ponte entre MG e SP

Água está a cerca de 20 cm da Ponte Gumercindo Penteado; DNIT notificou duas usinas hidrelétricas para que aumentem a vazão de suas comportas


10/03/2023 19:14 - atualizado 10/03/2023 21:11

Barco em rio
Pescadores foram pegos de surpresa nesta quinta-feira (9/3) e não conseguiram navegar sob a Ponte Gumercindo Penteado, que divide os estados de MG e SP (foto: Redes Sociais/Divulgação)
Com as constantes chuvas e mesmo com as comportas da Usina Porto de Colômbia e de Marimbondo abertas, nesta quinta-feira (9/3) o nível do Rio Grande, na região da ponte Gumercindo Penteado (divisa entre Planura, Triângulo Mineiro e Colômbia, SP) subiu rápido e repentinamente.
 
Isso assustou pescadores que, frequentemente, passam sob a ponte. Alguns vídeos que circulam em redes sociais mostram o grande volume de água a menos de um metro da ponte. 
 
Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo de Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) notificou Furnas Centrais Hidrelétricas que ontem aumentou a vazão de água em comportas das usinas hidrelétricas de Porto de Colômbia e Marimbondo (região de Fronteira, Triângulo Mineiro).
 
“Furnas já aumentou a saída de água para liberar as vertentes. A água está a 20 cm da ponte, mas a mesma não foi interditada. As usinas tinham fechado as suas comportas no dia 2 de março e voltado a abrir na última quarta-feira (8/3). A ponte continua liberada e não há informação de interdição”, complementou a coordenadora da Defesa Civil de Colômbia.
 

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) nesse momento a Usina de Marimbondo está com nível de água em 89,5% de sua capacidade.
 
Desde o início das constantes chuvas, no final do ano passado, o nível de volume útil do Rio Grande não para de crescer. Desta forma, desde o meio de janeiro desse ano, dia após dia, recordes estão sendo batidos.
 
O primeiro aconteceu, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), no dia 16 de janeiro, quando o nível do rio chegou a 74,4%.
 
A nascente do Rio Grande está localizada no local conhecido como Alto do Mirantão, na Serra da Mantiqueira, em Bocaina de Minas, Sul de Minas. Em seguida, o rio percorre 1 360 km até encontrar o Rio Paranaíba, no município de Carneirinho, no Triângulo Mineiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)