(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NEPOMUCENO

Adolescente de 15 anos é morto com estilete por colega de escola em MG

Jovem foi socorrido pelos funcionários da escola, mas não resistiu aos ferimentos


07/03/2023 12:26 - atualizado 07/03/2023 12:36

Carro da PM
Suspeito foi preso pela polícia após denúncia anônima (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Um adolescente, de 15 anos, morreu após ser golpeado com estilete em uma briga de escola em Nepomuceno, no Sul de Minas, no início da noite desta segunda-feira (6/3). O suspeito, também de 15 anos, foi apreendido pela polícia.
 
Segundo a Polícia Militar (PM), os adolescentes deixavam o turno da tarde, quando houve um desentendimento após uma brincadeira. Irritado, o suspeito desferiu um golpe de estilete no pescoço do colega de sala ainda na Escola Estadual Doutor Ernane Vilela Lima.
 
O jovem sofreu um esgotamento de sangue e uma queda brusca na pressão arterial. Ele foi socorrido pelos funcionários da escola e encaminhado para o pronto-socorro da Santa Casa de Nepomuceno, mas deu entrada já sem vida. 
 
De acordo com a polícia, o adolescente suspeito fugiu do local do crime, mas foi apreendido pelos militares após denúncia anônima. Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil.
 
A Polícia Civil informou que deslocou a perícia oficial e realizou os primeiros levantamentos no local do crime. O adolescente foi conduzido e ouvido na presença de seu representante legal. Em seguida, a Autoridade Policial ratificou a apreensão em flagrante por ato infracional análogo ao crime de homicídio.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lamentou profundamente a morte do estudante (veja nota completa abaixo). A pasta afirmou ainda que a Superintendência Regional de Ensino de Varginha está monitorando o caso e prestando todo o apoio às famílias. As aulas do turno da noite desta segunda-feira (6/3) e também desta terça-feira (7/3) foram suspensas.

 
O que diz a Secretaria de Estado de Educação
 
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lamenta profundamente a morte do estudante, ocorrida nesta segunda-feira (6/3), durante uma briga com um colega na Escola Estadual Doutor Ernane Vilela Lima, em Nepomuceno, no Sul de Minas.
 
A vítima foi agredida pelo colega na saída da escola, no fim do turno da tarde. O estudante agredido foi socorrido pela direção da escola, levado ao hospital da cidade, mas não resistiu e faleceu logo após dar entrada na unidade de saúde. A Polícia Militar foi acionada, esteve na escola para apurar os fatos e registrou o Boletim de Ocorrência. O estudante que atingiu o colega já está sendo acompanhado pela PMMG.
 
As aulas do turno da noite desta segunda-feira (6/3) e também desta terça-feira (7/3) foram suspensas.
 
A Secretaria de Estado de Educação se solidariza com os familiares da vítima, neste momento de dor, e com toda comunidade escolar, em decorrência da fatalidade. A Superintendência Regional de Ensino de Varginha, responsável pela coordenação da escola, está monitorando o caso e prestando todo o apoio às famílias.
 
Cabe destacar que a SEE mantém ações educativas contínuas junto à comunidade escolar para prevenir a violência nas escolas estaduais, em todo o estado. Dentre as ações, destacamos o Programa Convivência Democrática, criado em 2017, que articula projetos e estratégias pedagógicas preventivas para a melhoria da convivência nesse ambiente. Em 2022, também foram criados os Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) que atuam nas 47 Superintendências Regionais de Ensino. As equipes são formadas por psicólogos e assistentes sociais para acolhimento e diálogo com os alunos da rede. Os profissionais do NAE, que atendem as escolas estaduais do município de Nepomuceno, estão elaborando Plano de Ação Emergencial, para suporte e orientações aos servidores da escola, bem como às famílias envolvidas nesta fatalidade.

Ainda com objetivo de tornar as escolas um ambiente cada vez mais seguro, a Secretaria de Educação tem o Programa Patrulha Escolar, implementado em parceria com a Polícia Militar, para realizar rondas diárias no entorno da escola, a fim de coibir e combater à violência.

A Secretaria de Estado de Educação reafirma o apoio a todos os envolvidos nesta triste fatalidade.

 
O que diz a Polícia Civil
 
Em relação à morte de um adolescente, de 14 anos, registrada nesta segunda-feira (6/3), em Nepomuceno, a Polícia Civil, tão logo acionada, deslocou a perícia oficial e realizou os primeiros levantamentos. O adolescente, de 15 anos, foi conduzido e ouvido na presença de seu representante legal e, em seguida, a Autoridade Policial ratificou a sua apreensão em flagrante por ato infracional análogo ao crime de homicídio. A PCMG representou pela internação do suspeito, sendo ele recolhido e ficou à disposição da justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)