Militares representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que vão integrar a missão de ajuda humanitária na Turquia embarcaram na manhã dessa quinta-feira (9). Seis bombeiros irão representar o estado na comitiva brasileira.
O avião decolou por volta das 05h45 no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo e o pouso na Turquia está previsto para às 17h45 (horário de Brasília). Os militares compõem o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (BEMAD) e serão chefiados pelo major Heitor Mendonça.
A equipe mineira atuará junto a outros militares brasileiros nas ações de gestão em desastres. O objetivo é aplicar o conhecimento de busca em escombros para localizar as pessoas que possam estam sob as estruturas que foram atingidas pelo terremoto.
Seis militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vão integrar a equipe brasileira (foto: Divulgação/Sala de Imprensa CBMMG)
A comitiva também visa potencializar a realização de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos, desobstrução de vias e outras atividades que possam ser requeridas nesse tipo de evento catastrófico.
A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que é responsável pela ajuda humanitária do governo federal. Além da equipe mineira, integram o time brasileiro equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e Espírito Santo.