(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OBRA EM DETERIORAÇÃO

Represa com risco máximo de rompimento terá que ser esvaziada em MG

Laudo feito por engenheiros mostra que represa de Bicano, na zona rural de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, pode ter barragem rompida a qualquer momento


16/01/2023 19:14 - atualizado 16/01/2023 19:25

Represa de Bicano, em Campina Verde, no Triângulo Mineiro
Represa de Bicano, em Campina Verde, no Triângulo Mineiro, não tem condição de reparos (foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Verde)
Uma barragem na zona rural de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, corre risco iminente de rompimento, e a represa terá que ser esvaziada e desfeita. Moradores de um assentamento próximo passaram a ser retirados pela prefeitura e áreas no entorno serão interditadas temporariamente.
 
Segundo o prefeito Helder Carneiro (Solidariedade), nos últimos meses, após notificação do Ministério Publico Federal (MPF) feito ao município, a barragem do Bicano foi objeto de estudo. O laudo feito por uma empresa de engenharia especializada em barragens apontou que a obra está em deterioração grave e que existe grau máximo de risco. O solo não oferece mais sustentação à barragem.
 
A represa fica no assentamento de Campo Belo, que foi construído há 40 anos,  e a área é da União. O município foi responsável pela vistoria, e será de responsabilidade do Incra, por se tratar de local de reforma agrária, pagar os custos das obras.
 
 
Sendo assim, o município já deu andamento para a retirada das famílias e para interdição do local. A estrada que dá acesso ao assentamento também será fechada, mas com viabilização de rotas para outras fazendas na região.
 
A represa de Bicano será esvaziada, e não haverá como fazer reformas. O cuidado é evitar que as águas tomem a região ou causem estragos nesse procedimento. A execução do serviço vai durar 10 dias.
 
“Começamos nesta segunda. Comunicamos órgãos ambientais e temos autorização do Incra. Pedimos desculpa pelos transtornos, mas isso tudo é para preservar vidas”, disse o o prefeito Helder Carneiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)