(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GREEN CARD?

Projeto Geoparque Uberaba Terra de Gigantes é oficializado na Unesco Paris

O projeto busca a chancela de área especial do planeta; Unesco analisa o dossiê do projeto e em outubro do ano deve enviar a Uberaba uma comissão avaliadora


02/12/2022 12:53 - atualizado 02/12/2022 12:57


O projeto Geoparque , em Uberaba
O projeto Geoparque Uberaba está apoiado em três atributos: a terra dos dinossauros no Brasil (distrito rural de Peirópolis, foto), a capital mundial do Zebu e o local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial. (foto: Projeto Geoparque Uberaba/Divulgação)
 
O “Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes” pode estar perto de se tornar o primeiro território de Minas Gerais com reconhecimento internacional, ou seja, se transformar no 1º Geoparque Mundial da Unesco do estado.

Na terça-feira (29/11), o dossiê do projeto foi enviado pelo Ministério das Relações Exteriores e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Brasil à Unesco Paris, em busca da chancela à categoria de aspirante a geoparque mundial e, assim, passar a integrar uma seleta lista de territórios chancelados pelo órgão como área especial do planeta.

Atualmente os geoparques do Brasil, reconhecidos pela Unesco, são apenas dois: o Geoparque Araripe (CE) e o Geoparque Seridó (RN). Por outro lado, além do Geoparque Uberaba, outros três geoparques (Caçapava do Sul (RS), Quarta Colônia (RS) e Chapada dos Guimarães (MT) aguardam a Unesco analisar os seus projetos.

No mundo, 164 geoparques de 45 países já foram reconhecidos pela Unesco.
 
Idealizado pelo o geólogo Luiz Ribeiro, o projeto Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes iniciou-se em 2010 e está apoiado em três atributos de representatividade internacional: a terra dos dinossauros no Brasil (Peirópolis), a capital mundial do Zebu e o local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial. 

Green card? 
 

De acordo com o geólogo Luiz Ribeiro, que é coordenador do Grupo de Geologia e Geoconservação do projeto, a previsão é que em outubro do ano que vem uma comissão avaliadora da Unesco visite Uberaba para avaliar presencialmente as áreas do projeto. “E após esta análise, outra expectativa, é que em abril de 2024, a Unesco nos envie a resposta através de um cartão, sendo que o verde é a aprovação do projeto; o laranja é a resposta de que precisaremos refazer alguns pontos do projeto; enquanto o vermelho indica reprovação do projeto e que ele precisa ser totalmente refeito”, explicou Ribeiro. Ele destaca que espera que a resposta da Unesco seja: “green card”. “Por vários anos trabalhamos com dedicação total para o desenvolvimento do projeto, que tem cerca de 50 páginas”, concluiu.

O Projeto Geoparque Uberaba conta com o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Prefeitura de Uberaba, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)