(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OURO PRETO

Manifestantes são atingidos por gás de pimenta em protesto contra Saneouro

Guarda Municipal de Ouro Preto usou spray de pimenta para afastar pessoas que ocupavam o prédio da prefeitura. População está insatisfeita com serviço de água


19/10/2022 21:42 - atualizado 20/10/2022 01:29


A Guarda Civil Municipal agiu com spray de pimenta contra manifestantes que ocupavam o prédio da prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, nesta quarta-feira (19/10). Uma senhora de 73 anos teve que ser levada à UPA Dom Orione por ter inalado o gás.

A ação aconteceu após os moradores da cidade histórica manifestarem pela demora da prefeitura em remunicipalizar o serviço de água e esgoto da cidade - hoje está sob a direção do quarto maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul - e também pelos altos valores cobrados nas contas pela empresa.

LEIA - Indenização para Saneouro deixar Ouro Preto ultrapassa R$ 150 milhões

De acordo com Eduardo Evangelista, engenheiro Civil e membro do Conselho Municipal de Saneamento, cerca de 400 pessoas participaram da manifestação organizada pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular de Ouro Preto. Oitenta delas ocuparam o prédio da prefeitura no início desta noite para deixar com o prefeito, Angelo Oswaldo (PV), as contas de água cobradas pela Saneouro.

“A manifestação é decorrente dos altos valores cobrados pela Saneouro e pelo descumprimento da promessa de campanha do prefeito de voltar a ser público o serviço de água e esgoto da cidade”.

O especialista em recursos hídricos conta que Angelo não recebeu os manifestantes e que as contas foram entregues ao chefe de Governo, Yuri Borges Assunção, e ao secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, responsável pela Guarda Civil de Ouro Preto.

Idosos estavam presentes na ocupação dentro da prefeitura em ato de entrega das contas ao prefeito
Idosos estiveram na ocupação dentro da prefeitura de Ouro Preto (foto: Reprodução)


LEIA - Ouro Preto: Saneouro perde e ainda não poderá cobrar por água

Segundo um morador que preferiu não se identificar, a Guarda Municipal esperou a maioria dos homens que estavam na manifestação saírem do prédio da prefeitura, deixando apenas mulheres, estudantes, idosos e aposentados para assim agirem.

“Foi um ato de total covardia, nós não ficamos porque temos compromissos de trabalho e assim como a nossa ocupação era pacífica, deixamos nossas mulheres lá, foi só a gente sair que eles entraram e jogaram spray em todo mundo”.

Respostas


O secretário Juscelino Gonçalves, da pasta de Defesa Social, reconhece a legitimidade da manifestação dos moradores, mas alerta que não há previsão legal que permita a ocupação do prédio público. Assim, as pessoas foram orientadas a sair do local.

“Alguns não quiseram deixar o prédio e foi necessário o uso de spray de pimenta para as pessoas dispersarem, não foi feito uso de violência física. Eles estão elevando um grito que é de toda Ouro Preto, mas existem caminhos legais para conduzir a negociação e não é com a ocupação do prédio público à noite”.

Ainda segundo Gonçalves, o prefeito de Ouro Preto não recebeu os manifestantes porque estava em viagem ao estado do Rio de Janeiro. Durante a madrugada, porém, a assessoria de comunicação do município emitiu nota oficial a respeito do episódio. Confira a íntegra do texto:

Nota de esclarecimento

No final da tarde e início da noite desta quarta-feira, 19 de outubro, ocorreu manifestação contra as tarifas de água e esgoto cobradas pela concessionária Saneouro, organizada pelo grupo autodenominado Comitê Sanitário. O movimento acontecia em frente ao prédio da Prefeitura com tranquilidade.

Toda e qualquer manifestação é bem-vinda, inclusive a administração pública se orgulha desta mobilização do povo ouro-pretano, pois luta para o retorno dos serviços de saneamento às mãos públicas. Vale ressaltar que desde o primeiro dia de governo a atual gestão vem tentando combater a cobrança abusiva da água e esgoto para os munícipes, impelindo diversas ações judiciais, em frentes variadas, seja para reduzir a tarifa, seja para impedir a cobrança por hidrometração. Porém, por força do contrato firmado pelo governo passado, a empresa pôde iniciar a cobrança neste mês de outubro.

Os manifestantes foram recebidos no auditório da Prefeitura pelo secretário de Governo, Yuri Borges Assunção, pois o prefeito cumpre agenda oficial fora do Município. Vale ressaltar que a manifestação ocorria de forma pacífica, porém algumas poucas pessoas estavam mais exaltadas, inclusive fazendo uso de bebida alcóolica dentro do prédio público. Alguns destes mais exaltados tentaram invadir o gabinete do prefeito e passaram a danificar o patrimônio, com vários danos a portas, maçanetas e cadeiras, cujos efeitos serão objeto de perícia logo na manhã desta quinta-feira. Ao final, essas pessoas mais exaltadas usaram de violência física contra os representantes públicos que estavam presentes.

Diante desta situação, e sem conseguir a retirada dos manifestantes do prédio de forma pacífica, a Guarda Municipal fez uso dos meios necessários para a remoção dos manifestantes para que não houvesse mais prejuízos ao patrimônio público e nenhum risco às pessoas ali presentes.

A Prefeitura de Ouro Preto reafirma seu compromisso firmado na terça-feira, 18, durante a reunião da Câmara de Vereadores, de que solicitará a rescisão do contrato com a Saneouro e convida a todos a serenarem os ânimos e a unir esforços para alcançar um objetivo que é comum.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)