(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE E VACINA

Campanhas contra poliomielite e de multivacinação são prorrogadas até 24/10

Objetivo é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a pólio; na multivacinação, crianças e adolescentes com até 14 anos estão convocados


17/10/2022 16:30 - atualizado 17/10/2022 17:06

Criança sendo vacinada por uma profissional de saúde, criança de roupas cinzas e profissional de azul com uma mascara no rosto
Baixas taxas de cobertura vacinal levam a prorrogação das campanhas (foto: Fábio Marchetto/SES-MG)
As campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação serão ampliadas para até 24 de outubro. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) comunicaram a prorrogação das suas campanhas para a mesma data.

O objetivo é alcançar a meta de 95% das crianças menores de 5 anos vacinadas contra a pólio. Até o momento, apenas 78,34% do público alvo da campanha contra a poliomielite foi vacinado em Minas Gerais e apenas a unidade regional de saúde de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, está acima da meta, com 99,7%.

Na multivacinação, 827.106 doses foram aplicadas em crianças e adolescentes. A meta dessa campanha é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos de idade que ainda não foram vacinados ou estão com esquemas incompletos.

Poliomielite

A vacina contra a poliomielite deve imunizar crianças na faixa etária de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. Aquelas que tiverem o esquema básico completo com as três doses da vacina injetável (VIP), devem ser imunizadas, indiscriminadamente, com a vacina Oral (VOP).

Dados do Ministério da Saúde apontam que em Minas Gerais, 1.045.371 crianças devem receber a vacina. Até essa segunda-feira (17/10), 827.106 doses haviam sido aplicadas no total, no fim de semana o estado vacinou 10.269 crianças.
Em Belo Horizonte o cenário não é diferente. A capital mineira tem um público alvo de 104.132 pessoas e aplicou, até agora, 77.345 doses do imunizante, cerca de 74% do público alvo. A prefeitura informou que os imunizantes continuarão disponíveis em todos os centros de saúde da capital, até o dia 24.

Dia Nacional da Vacinação

Nesta segunda-feira (17/10) é o Dia Nacional da Vacinação. A data é comemorada para conscientizar a população sobre a importância das vacinas. As baixas taxas de imunização tem ameaçado o país com o retorno de doenças extremamente graves, como a poliomielite e a meningite, que atingem principalmente crianças.

O Brasil e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), idealizado pelo Ministério da Saúde, são referências mundiais no combate a doenças que podem ser prevenidas por vacinas. Muitas deixaram de ser problema no país, graças à vacinação.

*Estagiário sob supervisão 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)