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Estado de Minas TRÉGUA NA GREVE

Metrô de BH volta a operar com 100% da capacidade nesta sexta-feira (7/10)

Segundo o sindicato da categoria, nova assembleia na terça-feira (11/10) decidirá os rumos da greve. Até lá, o serviço será oferecido normalmente


06/10/2022 19:55 - atualizado 06/10/2022 22:58

Fachada do metro de BH
Sem o funcionamento do serviço, os usuários tiveram que recorrer ao ônibus do Move, enfrentando longas filas de espera na estação e veículos lotados (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Bruno Luis Barros

O metrô de Belo Horizonte voltará a operar com 100% da frota, a partir desta sexta-feira (7/10), após dois dias de paralisação total. A decisão de retomar as atividades foi tomada pelos metroviários no fim da tarde desta quinta-feira (6/10) durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindmetro).

Segundo o presidente da entidade, Daniel Glória, a categoria vai se reunir novamente na terça-feira (11/10), às 17h30. “Até a data da próxima assembleia, haverá a oferta integral do transporte. Na ocasião, vamos deliberar sobre os rumos da paralisação e definir em qual formato ela será feita”, explicou o dirigente ao Estado de Minas
 
A greve dos metroviários teve início em 25 de agosto, um dia após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar a abertura do edital para concessão do serviço.
 
Nessa terça-feira (4/10), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) obteve decisão favorável ao pedido de aumento da multa diária de R$ 35 mil para R$ 70 mil em caso de desobediência à ordem de escala mínima de 60% da frota. Mesmo com aumento da multa, os metroviários decidiram manter a paralisação total em BH.
 
O presidente do sindicato disse que a decisão judicial também foi pauta durante o encontro nesta tarde e qualificou a majoração do valor da penalidade como uma “injustiça”. 
 
“Há um mês, a gente vem notificando a Justiça por vários descumprimentos da empresa nessa liminar, colocando trens para rodar com um contingente acima de 80% das viagens nos horários de pico. Nada foi feito. Não houve majoração da multa para a empresa. Mas quando nós trabalhadores radicalizamos o movimento, a resposta vem quase que de imediato”, argumentou. 

As alegações do sindicato são contestadas pela CBTU, que já havia informado à reportagem que a companhia, em atendimento à ordem judicial, estava operando com o quantitativo máximo de 60% dos trens habitualmente praticados. 

Metroviários contestam edital de concessão

Com distribuição de bananas, o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindmetro) liderou um protesto na Estação Central na tarde de 29 de setembro para rechaçar o edital de concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Metrô-BH) publicado no dia 23 do mesmo mês pelo Governo de Minas Gerais.
 
Na ocasião, os metroviários organizaram uma assembleia e decidiram pela paralisação total de 48 horas nesta semana, a partir de quarta (5/10). 
 
edital rejeitado pela categoria também prevê a privatização da CBTU no estado. O investimento projetado, ao logo de 30 anos de concessão, é de R$ 3,7 bilhões. Deste montante, R$ 3,2 bilhões vêm dos cofres públicos, sendo R$ 2,8 bilhões de aporte da União e R$ 440 milhões do estado. O restante fica a cargo da empresa vencedora da licitação. Logo, a categoria questiona o preço fixado pelo governo no lance inicial em R$ 19,3 milhões. 

“Além das 35 composições, nós temos 19 estações, quatro subestações de energia, 29 quilômetros de leito ferroviário e as edificações ao longo do trecho. A CBTU está sendo oferecida a preço de banana”, avaliou, na ocasião, o presidente do sindicato, também em conversa com a reportagem. 



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