(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSTO

MG: médica encontra cobra em encomenda que chegou por transportadora

A cobra foi encontrada dentro de uma caixa; compra seria para entregar papéis de presente comprados na internet


27/09/2022 20:55 - atualizado 29/09/2022 18:37

Especialista entrevistado pelo EM explica que a cobra não pode ser solta em qualquer lugar
Especialista entrevistado pelo EM explica que a cobra não pode ser solta em qualquer lugar (foto: foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)
Uma médica encontrou uma cobra-coral dentro de uma encomenda que chegou por meio de uma transportadora na tarde de segunda-feira (26/9), em Oliveira, município  localizado a 150 km de Belo Horizonte. Ao tentar cortar o lacre da embalagem com uma tesoura, Gilma de Fátima percebeu que a cobra estava no pacote.

As imagens foram compartilhadas nesta terça-feira (27/9) com o Estado de Minas. Gilma disse que o fato é horrível e que irá divulgar o máximo possível.

“As fotos não estão boas, eu estava nervosa e agitada”, explica a médica. É possível ver parte do corpo do réptil para fora da caixa marrom.

Nos tons de branco, preto e vermelho, que se assemelham ao de uma cobra-coral, o animal foi colocado dentro de um recipiente e logo em seguida foi solto.

Oferece perigo ou não?

Conforme o biólogo, doutor em zoologia e especialista em répteis, Henrique Costa, a cobra encontrada pela moradora do município de Oliveira não é perigosa.

“É uma falsa-coral e não oferece risco. Existem cerca de 40 espécies de corais-verdadeiras no Brasil e mais ou menos a mesma quantidade de corais-falsas. Como são muitas espécies, cada uma com características diferentes, a diferenciação geralmente não é simples” comenta Costa.
 
Segundo ele, no caso específico deste registro, a barriga branca da cobra denuncia que ela é falsa. “Nenhuma coral-verdadeira do Brasil tem barriga branca”, explica.

O que fazer

Para o biólogo, é de extrema importância entrar em contato com o órgão responsável, que pode ser Ibama, Polícia Ambiental, Zoonoses e Corpo de Bombeiros.

“Como o animal foi encontrado junto a um pacote enviado pelos Correios ou transportadora, o ideal é a identificação por um especialista para certificar qual a espécie e se ela ocorre naturalmente na região onde a encomenda foi recebida ou postada”, diz.

O especialista ainda ressalta que, por o Brasil ser um país muito grande, a soltura de uma determinada espécie em um local indevido poder gerar um desequilíbrio ambiental.

“E ainda tem o problema das espécies nativas de outros países, mas criadas legal ou ilegalmente como pet. Soltá-las na natureza também é um risco ao meio ambiente”, completa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)