(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Direito constitucional

Advogado lança livro em BH sobre acordos de colaboração premiada

Intitulada 'A Rescisão do Acordo de Colaboração Premiada a Partir do Sistema de Garantias Constitucionais', obra será lançada nesta quinta (22)


21/09/2022 20:46 - atualizado 21/09/2022 21:04

Evento de lançamento acontece a partir das 19h, na Casa do Porto, nesta quinta-feira, em BH
Evento de lançamento acontece a partir das 19h, na Casa do Porto, nesta quinta-feira, em BH (foto: Divulgação)
O advogado Dimas Fagundes Reis lançará, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (22/9), o livro intitulado “A Rescisão do Acordo de Colaboração Premiada a Partir do Sistema de Garantias Constitucionais”. O evento acontece a partir das 19h, na Casa do Porto. 

 

O autor – filho do ex-promotor de Justiça e ex-diretor jurídico da Light, o também advogado Fernando Fagundes – já havia apresentado sua obra em 23 de agosto, em Brasília. 

 

A obra é resultado da pesquisa desenvolvida por Dimas no curso de mestrado em direito constitucional, realizado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP/DF). 

 

O advogado aponta que são tímidas as previsões legislativas sobre a rescisão do acordo de colaboração premiada, em especial de suas hipóteses, procedimento e efeitos. Logo, o cenário gera dúvidas na aplicação do instituto e, principalmente, abre brecha para soluções consensuais à margem da ordem constitucional. 

 

Dimas destaca que, em decorrência disso, como exemplo, “verificam-se a estipulação de hipóteses recisórias genéricas; as ausências de critérios constitucionais que embasem a rescisão e do devido controle judicial que assegure o contraditório na aferição da rescisão”. 

 

“O livro busca fazer um diagnóstico das lacunas normativas existentes sobre o tema, de modo a apontar os tensionamentos gerados com as garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal e apresentar soluções, incluindo a elaboração de uma proposta legislativa para o preenchimento desses vazios, a partir de uma interpretação dos princípios da presunção de inocência, do contraditório e da inafastabilidade da tutela jurisdicional”, explica o autor. 

 

O lançamento ocorre nesta quinta-feira (22/9) na Casa do Porto, situada à Rua Bernardo Mascarenhas, 45, Bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte - Minas Gerais, a partir das 19h. 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)