(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIVERSÃO E CIDADANIA

Projeto da UFMG mapeia espaços em que crianças brincam no Morro do Papagaio

"Onde Brincamos" reúne, em um site, os pontos favoritos usados por crianças do Morro do Papagaio para brincar


26/07/2022 12:44 - atualizado 26/07/2022 13:09

Morro do Papagaio
Projeto da UFMG aceita contribuições de moradores da região no site (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Um projeto que reúne fotos e depoimentos sobre espaços para brincadeiras de crianças do Morro do Papagaio, na região Centro-Sul da capital, acaba de ser lançado por um grupo de professores e estudantes da Escola de Arquitetura da UFMG. O site “Onde Brincamos” consiste em um mapa com pontos marcados em que os menores costumam se divertir.

O objetivo do projeto é resgatar as brincadeiras e os sentimentos da infância.

Com a autorização dos pais ou de responsáveis legais, as crianças fotografam seus espaços favoritos para brincar e narram um pouco dos motivos que escolheram um lugar, em uma conversa online com a equipe.

Depois, fotos, idades e nomes fictícios ficam disponíveis na plataforma.

“Onde Brincamos” é uma iniciativa do projeto de extensão “Intervenções temporárias com crianças para todos”, em parceria com moradores do Morro do Papagaio.

Adriel, de 6 anos, marcou um ponto próximo à Avenida Nossa Senhora do Carmo e disse que escolheu aquela foto “porque para mim este lugar é meu favorito [...] e para mim é uma pista de corrida. [...] Eu ando de bicicleta em alta velocidade. Às vezes, fico fazendo manobra. [...] Eu faço curvas que só esportistas fazem”, conta.

O mapeamento conta com o apoio de diversas instituições da região, como a Escola Estadual Dona Augusta, União Comunitária da Barragem Santa Lúcia, Obras Sociais Pavonianas, Associação dos Moradores da Barragem Santa Lúcia, Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, e MUQUIFU – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos.

Direito à cidade


Uma das principais perspectivas do projeto é promover o debate do direito à cidade e também de valorizar as experiências das crianças. 

Segundo Paula Barros, uma das professoras da Escola de Arquitetura e também coordenadora do projeto de extensão, “esse mapeamento é inédito na comunidade e busca dar voz às crianças da comunidade e estimular novas formas de pensar a cidade”.

Ainda de acordo com a professora, o objetivo do site “é contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas que considerem as crianças como sujeitos capazes de contribuir com a qualidade de vida na cidade. A expectativa é dar visibilidade aos seus olhares em relação a esses espaços e estimular transformações mais humanas, baseadas na empatia, no amor, no carinho, no cuidado”.

Além disso, “Onde Brincamos” tem a participação de professores e estudantes dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, educação, jornalismo, biologia, além de web designer contratado por meio de recursos aprovados no edital de produtos extensionistas da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

O projeto também é coordenado pelo professor Marcos Felipe Sudre Saidler, da Escola de Arquitetura da UFMG.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)