(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RESERVATÓRIO

Barragem em Uberlândia se rompe e atinge rio Uberabinha

Barragem fica em uma fazenda a cerca de 40 km do perímetro urbano da cidade do Triângulo Mineiro e serve para irrigação de uma grande plantação de milho


22/07/2022 17:18 - atualizado 25/07/2022 10:29

Reservatório em Uberlândia
Reservatório tem capacidade para um milhão de metros cúbicos (foto: Divulgação/PM de Meio Ambiente)
Uma barragem que comporta um milhão de metros cúbicos de água se rompeu na zona rural de Uberlândia, e parte do volume extravasado atingiu o rio Uberabinha, principal fonte de abastecimento da cidade do Triângulo Mineiro.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) do município monitora o rio e uma de suas principais estações de tratamento de água.

A barragem fica em uma fazenda a cerca de 40 km do perímetro urbano e serve para irrigação de uma grande plantação de milho. A estação de tratamento de esgoto de Sucupira, em Uberlândia, foi alcançada horas depois.

O volume do rio no perímetro urbano também foi elevado, e a água se tornou mais turva por causa do sedimento misturado à água reservada na barragem que estourou.

Sem risco de desabastecimento de água


Em nota, o Dmae informou que “o sistema de produção e tratamento de água de Uberlândia está funcionando plenamente, e, portanto, não há risco de desabastecimento na cidade”. Também foi informado que a reserva da fazenda não tinha aditivos químicos pois se tratava apenas de volume de irrigação.

“Assim como as demais estações, a Estação de Tratamento de Água Sucupira (ETA) permanece, mesmo diante de maior turbidez devido à lama, captando e produzindo água potável”, segue a nota do departamento.

A estação atingida reduziu a captação de água, e a ETA Capim Branco, ainda de acordo com a autarquia em Uberlândia, aumentou a captação para manutenção do abastecimento local.

A Polícia Militar de Meio Ambiente esteve no local da barragem para fazer a verificação, mas a análise de causas, documentação e possível punição é de responsabilidade do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou ter realizado fiscalização no local do rompimento parcial de um reservatório de água e não tem informações sobre suas causas. 

E disse ainda que os Autos de Fiscalização e de Infração estão em fase de elaboração, portanto, ainda não há definição dos valores a serem aplicados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)