(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CADÊ O LELO?

Moradores cobram prefeitura de Guaxupé sobre gato retirado de biblioteca

Felino foi retirado da biblioteca da cidade do Sul de Minas no fim do mês passado pela prefeitura, que não deu detalhes do caso; ação gerou polêmica


11/07/2022 20:33 - atualizado 11/07/2022 20:47

Imagem do gato na biblioteca
Gato vivia na biblioteca de Guaxupé (foto: Isabelle Simões)

A retirada de um gato, que vivia na biblioteca de Guaxupé, no Sul de Minas, virou polêmica na cidade. O felino, que atendia pelo nome de Lelo, habitava o local desde 2018, mas a prefeitura tirou o animal do local e não deu detalhes sobre o caso. Moradores questionam a decisão da administração pública. O gato foi levado para um lar temporário. 

De acordo com moradores e frequentadores da Biblioteca Municipal Iracema Elias, o gato é um mascote muito amado e dócil, inclusive algumas pessoas vão até o local apenas para ver o animal. "Ele é vacinado, castrado e não apresenta nenhum risco à população", afirma Isabelle Simões, frequentadora da biblioteca. 

Ele foi levado para a biblioteca, em 2018, depois que os donos do animal se mudaram da cidade e deixaram o gato na vizinhança. Gisele Cunha, que trabalha perto do local, é uma das pessoas que cuidam do animal desde então. 
 
Imagem de post nas redes sociais pedindo a volta do gato
Moradores questionam decisão da prefeitura (foto: Redes Sociais)
 
"Eu trabalhava em uma farmácia. Ao lado, tinha uma casa de vestido de noivas. O dono foi embora e disse que não conseguia levar o Lelo. Aí eu comecei a cuidar dele. Dar ração... Mas ele começou a ir para a biblioteca, pois eu o via só em horário de almoço, e antes de entrar para trabalhar, ele gostou da biblioteca porque sempre tinham pessoas", explica Gisele Cunha, moradora da cidade. 

Só que no fim do mês passado a prefeitura retirou Lelo do local alegando ter recebido uma reclamação. A decisão causou polêmica na cidade.

"Guaxupé, que é uma cidade tão avançada na cultura e no turismo, deveria se envergonhar de permitir um posicionamento tão retrógrado e desprezível como esse, que fere os direitos dos animais. Enquanto cidadãos guaxupeanos assumem a responsabilidade de oferecer cuidados para um animal resgatado das ruas, que vive em seu porto seguro, a biblioteca, a Prefeitura autoriza a retirada de um gato que não causa perigo a ninguém, entregando o mesmo ao abandono e descaso", publicou Isabelle nas redes sociais. 
 
Imagem do gato em uma cadeira na biblioteca
Moradores querem a volta do Lelo (foto: Isabelle Simões)
O gato chegou a ser levado para a casa de um dos funcionários, mas o animal estava muito assustado e chegou a fugir. "Ele me avisou e conseguimos achar o Lelo após três dias. E com isso, trouxemos o gato aqui para minha casa. Mas estamos tentando voltar com ele para a biblioteca", explica. 

Após a repercussão e polêmica na cidade, uma petição foi criada para que o Lelo volte para a Biblioteca Municipal Iracema Elias. O Estado de Minas entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, que não deu detalhes sobre o caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)