(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM PASSOS

Polícia Civil investiga ataque hacker no interior de Minas Gerais

Hackers atacaram o sistema e deverão causar prejuízo tanto para trabalhadores da autarquia quanto para a população da cidade


28/06/2022 19:00 - atualizado 28/06/2022 19:27

Passos
Hackers fizeram um estrago no SAAE, mas, nesta quarta-feira (28/6), o sistema deverá ser regularizado (foto: Acervo Folha da Manhã)
A Polícia Civil confirmou, nesta terça-feira (28/6), que vai investigar um ataque hacker no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Passos, no Sul de Minas. O ataque aconteceu na última sexta-feira (24/6). Todo o sistema eletrônico da autarquia foi prejudicado.

Dentre os serviços afetados estão leituras de relógios e emissão de boletos, o que deve gerar problemas tanto para trabalhadores do SAAE quanto para moradores da cidade.

Segundo o diretor do SAAE, Esmeraldo Pereira, por volta das 16h30 de sexta, alguns servidores notaram algo estranho no sistema, primeiramente no sistema de atendimento, e alguns computadores tiveram o sistema paralisado.

Medidas tomadas


Houve contato com a empresa MGF e foi constatado um vírus utilizado pelos cibercriminosos, que bloqueia as operações na rede de informações e criptografa os dados. Imediatamente, de acordo com Pereira, "foram tomadas medidas como desativação do servidor e dos computadores com acesso à rede e foi feito backup dos dados".

"Fizemos um boletim de ocorrência e contratamos uma empresa para verificar se algum dado foi danificado, bem como recuperar esses dados e tentar remover o malware. Juntamente com toda a equipe conseguimos evitar um mal maior para a autarquia”, disse o diretor do SAAE.

Precaução


Pereira disse ainda que, como não há condições de saber se o vírus veio de pendrive, e-mail, baixa de arquivos ou HD externo, por precaução, todos os computadores serão formatados.

“Pelo levantamento até o presente, o saldo é positivo, porém, após o backup e a formatação de todos os computadores, será possível um diagnóstico preciso”, declarou. 

“Estamos ainda com o sistema parado, sem fazer leituras e faturamento, compras, pagamentos etc, acreditamos que amanhã após o almoço conseguiremos voltar à normalidade”, complementou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)