(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROJETO POLÊMICO

Secretária de Estado de Meio Ambiente defende exploração da Serra do Curral

Ao contrário do que dizem ambientalistas, Marília Carvalho de Melo garantiu que a parte que é vista de BH não sofrerá alteração com a ação da Tamisa na serra


05/05/2022 09:05 - atualizado 10/05/2022 17:49
432

Serra do Curral
Segundo secretária estadual de meio ambiente, vista da serra não será prejudicada pelo empreendimento (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, garantiu que todo o processo de legislação do pedido de licenciamento da mineradora Taquaril Mineradora S.A.(Tamisa) para exploração da Serra da Curral, em Nova Lima, na divisa com a capital mineira, foi regular e analisado dentro das normas legais estabelecidas.

 

“O processo de licenciamento segue todos os ritos técnicos. Todas as normas e os limites técnicos estabelecidos na lei foram seguidos. Nós temos muita segurança técnica do processo e da forma como foi analisado”, disse a titular da pasta durante entrevista ao Bom Dia Minas, da Rede Globo, nesta quinta-feira (05/05).

 

Marília também argumentou que a Prefeitura de Belo Horizonte estava ciente do processo de legislação e que o Estado dialogou diretamente com a PBH sobre a ação. A secretária apontou a existência de ofícios do Executivo municipal perguntando ao longo do processo sobre a participação formalmente.

 

“Dialogamos com a prefeitura sobre o empreendimento diariamente. Formalmente, não cabe à Prefeitura de Belo Horizonte já que a área impactada diretamente fica restrita ao município de Nova Lima”, afirmou.

 


Durante o processo de legislação, Marília afirmou que o tombamento da área no quesito federal foi considerado e, ao contrário do que dizem ambientalistas, a vista que Belo Horizonte tem da Serra do Curral não será prejudicada. 

 

“O tombamento da Serra do Curral em relação ao quesito federal foi considerado, sim. Ele resguarda o visado da serra, então o que vemos dela em BH é preservado. E existe o processo de tombamento estadual em discussão. Mas o tombamento só ocorre com a aprovação de um conselho. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) é o responsável pelo tombamento e ficou acordado com o Ministério Público que o órgão deve completar os estudos até agosto de 2022 para que a análise do conselho seja feita”.

 

A secretária ainda garantiu que o estado está disposto a dar todas as respostas que a Justiça necessitar para que o processo evolua e reafirmou que a legislação seguiu com todas as normas previstas na lei.

 

“Estamos à disposição da Justiça para que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Todo processo de legislação tem um rito técnico e jurídico a ser seguido. Toda a análise feita pela secretaria estadual cumpre com as normas ambientais e com os limites estabelecidos”.

 

Na terça-feira (03/05), a Prefeitura de Belo Horizonte acionou a Justiça Federal para tentar impedir a mineração na serra. Na petição, a PBH afirma que o estado, de forma equivocada, excluiu Belo Horizonte da decisão e que existem riscos ao município que não foram esclarecidos na reunião do Copam. 

 

O juiz da 22ª Vara da Justiça Federal, Carlos Roberto de Carvalho, deu prazo de dez dias para o Governo de Minas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a mineradora Tamisa se manifestarem sobre o pedido de suspensão da licença ambiental e afirmou é necessário ouvir todas as partes envolvidas no processo antes da decisão final. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)