(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRIME EM MINAS

Fraudes em financiamento de veículos: polícia apura desvio de R$ 28 milhões

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em cinco municípios mineiros: Ribeirão das Neves, Ipatinga, Caratinga, Timóteo e Lagoa Santa


04/05/2022 11:54 - atualizado 04/05/2022 12:07

Documentos, chaves e celulares em cima da mesa
Os envolvidos arquitetaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro e distribuição dissimulada dos recursos ilícitos entre todos os integrantes da associação. (foto: Polícia Civil/ Divulgação )
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga uma organização criminosa especializada na “criação” de veículos automotores a partir de notas fiscais falsas. O grupo possui habilidades em emplacamento fraudulento de veículos, com o objetivo de obter vantagem financeira por meio do financiamento desses carros.
 
A operação denominada Gênesis foi deflagrada nessa terça-feira (3/5) e foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em cinco municípios mineiros: Ribeirão das Neves e Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; e também em Ipatinga, Caratinga e Timóteo, na Região do Rio Doce.
 
De acordo com a PCMG, os envolvidos arquitetaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro e distribuição dissimulada dos recursos ilícitos entre todos os integrantes dessa associação, estimando-se um valor desviado nas operações de R$ 28 milhões.
 
“A partir de uma nota fiscal ‘fria’, com dados de veículos faturados para circulação ‘fora de estrada’, como de serviços para mineradoras ou das Forças Armadas, os envolvidos emplacavam os automotores fraudulentamente, sem o conhecimento de seus proprietários, em nome de ‘laranjas’, que também faziam parte do esquema”, explica o delegado Domiciano Monteiro, chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores.
 
O delegado Fernando Andrade destaca que o grupo criminoso aliciou e obteve a colaboração de gerentes e correspondentes bancários, cuja função seria facilitar a aprovação dos financiamentos que recaiam sobre os referidos bens.
 
A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, que integra a estrutura do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran).
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)