(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SERRA DO CURRAL

Blocos de carnaval protestam contra decisão do Copam na Praça da Estação

Os foliões criticaram a decisão do Copam que autorizou atividade de mineração no maciço, um dos símbolos de Belo Horizonte


30/04/2022 15:15 - atualizado 30/04/2022 16:33

Blocos carnavalescos se reuniram na Praia da Estação, evento de contestação que ocupa a Praça da Estação, no Centro da Capital
Blocos carnavalescos se reuniram na Praia da Estação, evento de contestação que ocupa a Praça da Estação, no Centro da Capital (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Blocos de carnaval protestaram contra a decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) que autorizou atividade de mineração na Serra do Curral. Com oito votos a favor e quatro contra, a decisão foi tomada depois de 18 horas de reunião na madrugada deste sábado (30/04). Já à tarde, por volta das 14h, os blocos carnavalescos se reuniram na Praia da Estação, evento de contestação que ocupa a Praça da Estação, no Centro da capital.
 

O bloco Juventude Bronzeada foi um dos que puxou o protesto contra a aprovação do Copam dada à Taquaril Mineradora S.A (Tamisa). A ritmista Luiza Fonseca de Almeida Magalhães criticou a aprovação. "Estamos promovendo este evento do bloco da Praia da Estação e a Juventude Bronzeada marcou o ensaio para fortalecer.  Estamos nos manifestando contra o licenciamento da Serra do Curral para esse mega-empreendimento de mineração", disse.

Luiza lembrou que aprovação desconsiderou a opinião da sociedade civil, que é contrária à mineração no cartão postal de Belo Horizonte.  "Fizemos um movimento popular para tentar pressionar os conselheiros a votarem de forma justa, levando em consideração, o bem-estar da população de Belo Horizonte e eles preferiam dar prioridade para a iniciativa privada", afirmou.
 
O artista Domingos Vieira, de 44 anos, se fantasiou de faraó para ir ao protesto. Morador do Bairro São Lucas, ele afirmou que a mineração prejudica toda a cidade em especial o bairro Taquaril, na Região Leste.  "Depois de 19 horas de conversas, eles esperaram as pessoas saírem para aprovar de madrugada", criticou.  
 

Protesto contra o projeto de lei 307/22

A Praia da Estação também protesta contra o projeto de lei 307/22 que tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte. "Esse projeto de lei vai permitir que empresas privadas façam eventos em espaços públicos cobrando ingresso. A Praia da Estação nasceu para defender o uso do espaço público, múltiplo, aberto e livre". afirmou Luiza.  Os movimentos afirmam que o projeto, de autoria do vereador Gabriel Azevedo, promoverá a privatização dos espaços públicos da capital.
 
Assinado pelos vereadores Gabriel Azevedo, Jorge Santos, Marcos Crispim, Nely Aquino, professor Juliano Lopes e Wanderley Porto, o projeto de lei Altera a Lei nº 9.063/05, que regula procedimentos e exigências para a realização de evento em BH. 

Ver galeria . 4 Fotos Blocos de carnaval protestaram contra a decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) que autorizou atividade de mineração na Serra do Curral. Com oito votos a favor e quatro contra, a decisão foi tomada depois de 18 horas de reunião na madrugada deste sábado (30/04). Já à tarde, por volta das 14h, os blocos carnavalescos se reuniram na Praia da Estação, evento de contestação que ocupa a Praça da Estação, no Centro da capital.Túlio Santos /EM/D.A.Press
Blocos de carnaval protestaram contra a decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) que autorizou atividade de mineração na Serra do Curral. Com oito votos a favor e quatro contra, a decisão foi tomada depois de 18 horas de reunião na madrugada deste sábado (30/04). Já à tarde, por volta das 14h, os blocos carnavalescos se reuniram na Praia da Estação, evento de contestação que ocupa a Praça da Estação, no Centro da capital. (foto: Túlio Santos /EM/D.A.Press )

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)