(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VERÃO

MG terá aumento de temperatura com pancadas de chuva ao longo da semana

Segundo o Inmet, a chuva só vai terminar no final de abril, quando começa o período seco, que vai até setembro


20/02/2022 18:03 - atualizado 20/02/2022 19:05

Na foto, trânsito e pessoas com sombrinha no Centro de Belo Horizonte
Semana terá mais pancada de chuva, mas pontuais e com menor volume (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A um mês do fim do verão, Minas Gerais terá aumento das temperaturas durante o dia e pancadas de chuva no fim da tarde e à noite ao longo desta semana, começando nesta segunda-feira (21/2). Essa é a expectativa para o próximo mês, que terá uma queda na média prevista para o volume de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Essa semana ainda há condição para pancadas de chuva, mas de forma localizada e em menor volume, nas Regiões Oeste, Triângulo, Centro-Sul e Zona da Mata. Com isso, o volume de chuva começa a ser reduzido e o sol aparece um pouco mais, elevando a temperatura. “Aquela chuva de verão, onde durante o dia faz sol e no final da tarde e noite com uma pancada bem pontual”, informa o Inmet.

Em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (21/2), a temperatura mínima prevista é de 16°C e a máxima de 25°C. Terça-feira (22/2) vai aumentar, ficando entre 17°C e 27°C. Quarta-feira (23/2), muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e temperatura de 17°C e 28°C. Já na quinta e sexta-feira (24 e 25/2), a mínima de 16°C e máxima de 30°C.

Mas, não se engane: a redução da chuva não significa que ela vai parar. Segundo o Instituto, é esperado algo dentro da normalidade, sendo que a expectativa é aquela famosa “chuva de março fechando o verão”, como diria Tom Jobim. Para o próximo mês, em Belo Horizonte é esperado 198 mm de chuva, uma leve aumento em relação a fevereiro que teve uma média prevista de 181 mm e choveu até o momento 307 mm.

Esse cenário meteorológico se estende até o final de abril e somente a partir de maio que o período seco começa a dominar. “Para ter uma ideia, a média de maio é 28 mm de chuva e tem ano que nem chove. Junho cai para 9 mm. O mês que chove mais é dezembro e a média fica em torno de 358,9 mm e janeiro vem com 329 mm. Depois fevereiro, março e abril vão seguir assim. Aí sim é o período chuvoso. A partir de maio, até setembro, é o período considerado mais seco”, aponta  o meteorologista do Instituto.
 

Recomendações 

Para essas chuvas, é necessário se atentar às recomendações da Defesa Civil:  
 
  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos. 
 
 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)