(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVAS EM MINAS

Defesa Civil de BH alerta para risco geológico até segunda-feira (21/2)

O grande volume de chuva dos próximos dias pode causar mais saturação no solo, queda de muros, deslizamentos e desabamento de imóveis


16/02/2022 09:10 - atualizado 16/02/2022 09:25

Lona no bairro Luxemburgo no Centro-Sul que segura barranco
Moradores devem ficar atentos a sinais de deslizamentos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Em razão das fortes chuvas que atingem Belo Horizonte, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta  de risco geológico para a capital mineira válido até segunda-feira (21/2). "Em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas, existe a possibilidade de risco geológico até segunda-feira (21)", comunicou o órgão. 

A temperatura na capital mineira nesta quarta-feira (16/2) deve chegar aos 26ºC, com umidade relativa mínima do ar em torno de 65% à tarde, com céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas. 

A regional Nordeste está em risco geológico considerado "forte", nessa região, o acumulado de chuva nas últimas 72 horas foi de 70mm ou mais. Já as regiões de Venda Nova e Centro-Sul estão em risco considerado "moderado", com acúmulo de 50mm de chuvas nas últimas 48 horas. 
 
 
 
Na capital mineira, todas as regiões de BH já superaram a média de chuvas para fevereiro. De acordo com a Defesa Civil, até hoje, em Venda Nova, já choveu mais que o dobro. As regiões Centro-Sul e Norte também se aproximam do dobro do acúmulo de chuva esperado.
 
Confira o acumulado de chuvas (mm), no mês de fevereiro, até as 6h20 desta quarta-feira (16/2):
 
  • Barreiro - 230,2 (127%)
  • Centro Sul - 316,5 (175%)
  • Leste - 262 (144%)
  • Nordeste - 303 (167%)
  • Noroeste - 271,4 (150%)
  • Norte - 313,6 (173%)
  • Oeste - 278,2 (153%)
  • Pampulha - 279,6 (154%)
  • Venda Nova - 401,2 (221%)
Média Climatológica de fevereiro: 181,4 mm

Em razão das chuvas e do risco geológico, a Defesa Civil recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Além disso, alertam para que os belo-horizontinos redobrem a atenção, evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos em momentos de forte chuva.
 
Outras recomendações são não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores e ficar atento a áreas de encostas e morros.


Chuvas também no estado

O tempo não fica muito diferente no restante de Minas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para quase todo o estado é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

"Com exceção do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Oeste, nós vamos ter céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. No Triângulo, Sul e Oeste, nós teremos céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva", explica o meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo. 

A máxima prevista para hoje, no estado, é no Norte de Minas e no Vale do Rio Doce, com 35ºC, e a mínima registrada foi de 12,4ºC, em Maria da Fé, no Sul de Minas. 
 
 
 
*Estagiário sob supervisão de álvaro Duarte


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)