(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REAÇÃO

Uberaba: sindicato se posiciona contra implantação de escola cívico-militar

Secretaria de Educação de Uberaba vai realizar nesta quinta-feira (10/2) consulta pública com integrantes da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães


09/02/2022 18:50 - atualizado 09/02/2022 19:58

Vista aérea da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, em Uberaba
A Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães foi a escolhida pela Secretaria de Educação de Uberaba para receber o Pecim (foto: Facebook/Divulgação)
 
Membros do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) divulgaram, nesta quarta-feira (9/2), uma nota em suas redes sociais, com o título ‘Escola não é quartel!’, que se posiciona contra à implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
 
Diante da reação, a Secretaria de Educação de Uberaba vai realizar uma consulta pública nesta quinta-feira (10/2) com servidores, alunos do 6º ao 9º anos e pais de alunos da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, para que votem a favor ou contra a adesão da escola ao Pecim.
 
Conforme a Secretaria de Educação de Uberaba, os votos serão apurados ao final da consulta pública, a partir das 18 h.
 
Rejeição
 
Segundo o Sindemu, o Pecim reprime a liberdade que uma escola deve oferecer aos alunos, já que impõe várias restrições, que deverão prejudicar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
 
A nota destacou também que “nestes tempos atuais vivemos um cenário conservador na sociedade brasileira, e no caso a militarização das escolas públicas deve trazer um retrocesso com proporções assustadoras”.
 
No dia 14 de janeiro desse ano, Uberaba assinou o termo de adesão do Pecim, programa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. 
 
Para 2022, o Pecim disponibilizou 89 vagas aos estados e municípios brasileiros.

Confira a nota na íntegra: 
Nota do Sindemu
Nota do Sindemu que vem circulando nas redes sociais desde ontem (8/2) (foto: Sindemu/Divulgação)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)