
“Mesmo com essas altas temperaturas, estes níveis são comuns ocorrerem nesta estação”, contextualiza o meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo, ao se referir à sequência de calor enfrentada nos últimos dias pelos belo-horizontinos (e mineiros, de maneira geral). O calor vai continuar, mas com a companhia no fim de semana do frio matinal e do risco de fortes chuvas.
“A umidade do ar está em 40% na capital mineira, o que é um nível aceitável. Porém, é recomendável umidificar ambientes fechados, manter as janelas abertas para arejar a casa e beber bastante líquido”, orienta Heriberto Dos Anjos, meteorologista do instituto Geoclima.
Em contrapartida, as primeiras horas da manhã serão de “friozinho”: a mínima nos termômetros deve ficar por volta de 18ºC, mas a sensação... "A sensação térmica está prevista para ficar em 11°C e pode ser sentida principalmente nas áreas mais elevadas da capital, como nos bairros Belvedere, Buritis e Mangabeiras”, afirma Azevedo.
E em Minas?
O calor deve continuar até o domingo em todo o estado e as temperaturas estão previstas para chegar aos 35°C no Norte e Triângulo Mineiro.
Alguns moradores devem ficar atentos à umidade do ar: no Norte e Vale do Rio Doce, o índice está em torno de 30% hoje. “O estado de alerta é quando a umidade está abaixo dos 20%, mas ainda sim é preciso se hidratar e seguir as recomendações”, acrescenta Claudemir Azevedo.
“No estado, a menor temperatura tende a ocorrer na Região do Vale do Jequitinhonha, com 15°C, e a sensação térmica deve ficar em 10°C”, afirma o meteorologista do Inmet.
Previsão de chuvas
De acordo com o Inmet, na tarde de hoje há grande chance de ocorrerem pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, raios e ventos em torno de 50 km/h na capital, Metropolitana, Sul, Triângulo Mineiro, Oeste e Zona da Mata.
No restante do estado, há apenas possibilidade até o início da noite.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci
