(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM PARAR

Previsão: chuvas continuam em BH nesta segunda-feira (10/1)

Novo alerta foi emitido pela Defesa Civil e prevê 140 a 160 mm até 8h de segunda-feira


09/01/2022 18:19 - atualizado 09/01/2022 18:45

Cristiano Machado alagada
Chuvas seguem até segunda-feira em BH (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A)
A chuva vai continuar em Belo Horizonte nessa segunda-feira (10/1). De acordo com o instituto ClimaTempo, o dia seguirá chuvoso e a noite também será tomada pelas tempestades.

A previsão é de precipitações de 50 milímetros durante todo o dia. A máxima será de 24°C, e a mínima de 18 °C. Os ventos devem chegar até 13 km/h, e a umidade do ar estará em 66%.
 
O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) emitiu alerta vermelho. De acordo com o órgão, BH vai receber uma chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Alerta para grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios.
 
A Defesa Civil de BH também emitiu alerta de chuvas entre 140 mm a 160 mm até segunda-feira (10/1). No comunicado, o órgão alerta sobre forte risco geológico, já que a capital registrou mais de 70 mm de chuva nas últimas 72 horas.
 
Ainda segundo a Defesa Civil, existe um indicativo de chuvas de intensidade moderada a forte, em BH e parte da Região Metropolitana, no decorrer do dia. Recomenda-se atenção redobrada. 
 
"É muito importante que as pessoas redobrem suas atenções, observem sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros e moradias, deslizamentos de encostas e, principalmente, não permaneçam nesses locais e procurem um local seguro”, comunicou o órgão. 
 
Neste domingo (9/1), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, ao longo do dia na capital. A mínima foi de 17 °C, máxima estimada de 23 °C e a umidade relativa mínima em torno de 85% à tarde.
 

Recomendações durante a chuva:

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)