UAI
Publicidade

Estado de Minas Vacinação contra COVID

Extrema anuncia quarta dose da vacina contra COVID para imunossuprimidos

Quarta dose está disponível na cidade a partir desta segunda-feira (3/1) e deverá ser aplicada quatro meses após a 3ª dose


03/01/2022 18:04 - atualizado 03/01/2022 18:48

Profissional da área da saúde prepara seringa para aplicação de vacina
Extrema anuncia quarta dose da vacina contra Covid para imunossuprimidos (foto: Reprodução Terra do Mandu)
A Secretaria Municipal de Saúde de Extrema, no Sul de Minas, anunciou a aplicação da quarta dose das vacinas contra a COVID-19 para imunossuprimidos. A dose está disponível na cidade a partir desta segunda-feira (3/1) e deverá ser aplicada quatro meses após a dose de reforço (3ª dose), devendo o paciente estar portando carta médica.

De acordo com a lista da secretaria, a quarta dose estará disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com Cd4<200céls/mm3; paciente em hemodiálise; uso de corticóides em doses >20mg/dia de predisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras de resposta imune; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

O Executivo orienta os moradores a conferirem no site da Prefeitura Municipal de Extrema a tabela de drogas modificadores de resposta imune que se enquadram nos imunossuprimidos.

Para a aplicação da quarta dose, a vacinação acontecerá na Quadra ao lado da Sala de Vacina, na Rua Presidente Kennedy, 355.


1ª, 2ª e 3ª doses


A Secretaria de Saúde informou ainda que entre esta segunda-feira (3/1) e sexta-feira (7/1), a vacinação para as primeiras, segundas e terceiras doses estará ocorrendo na quadra ao lado da Sala de Vacina Central, UBS Ponte Nova, UBS Vila Esperança e UBS Tenentes II, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.


A primeira dose está disponível para todas as pessoas acima de 12 anos. A segunda dose deve ser aplicada com um certo espaço de tempo da primeira dose, dependendo da vacina: Astrazeneca após 8 semanas; Pfizer após 21 dias; e Coronavac após 28 dias.

Já a terceira dose (reforço) está disponível para todas as pessoas que tomaram a segunda dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer há quatro meses ou mais.


Vale destacar que todas as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, também já poderão receber a dose de reforço após dois meses da aplicação da primeira dose. (Iago Almeida / especial para o EM)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade